Notícias

Campus Concórdia participa do JIFNacional em Natal – RN

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Entre os dias 23 e 30 de novembro de 2025, o IFC campus Concórdia participou da fase final dos Jogos das Instituições Federais – o JIFNacional, na cidade de Natal – RN. A competição contou com a participação de 31 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, e mais de 900 estudantes disputaram as modalidades de Futebol, Futsal, Handebol, Basquete, Voleibol, Vôlei de Praia, Atletismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Natação e Judô.  Dessas, o IFC esteve representado nas modalidades de Futsal feminino, Xadrez masculino – individual e por equipe, Tênis de Mesa masculino e feminino, Vôlei feminino e Atletismo masculino e feminino.

As competições ocorreram no ginásio do DED (Departamento de Educação Física), onde foi disputado o futsal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), local do atletismo e no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), onde ocorreram as demais modalidades.

Conforme a estimativa da Comissão Organizadora dos JIFs (Cojif), cerca de 200 mil estudantes participaram de, ao menos, uma das etapas dos Jogos, a saber: a etapa interna/estadual – no nosso caso, o JIFC; etapa regional, compreendendo as 5 regiões do país – para nós, o JIFSul; e a etapa nacional – o JIFNacional. Somadas às 3 etapas, computa-se também as seletivas internas dos mais de 600 campi das Instituições Federais de Ensino Técnico e Tecnológico do país – seletivas as quais abrangem o maior número de participantes. “Para dimensionarmos esse quantitativo, neste ano, somente na modalidade de atletismo, 153 alunos participaram da seletiva interna. Se acrescentarmos as modalidades de futsal e tênis de mesa masculino e feminino, handebol e xadrez masculino, somente no campus Concórdia, em torno de 220 alunos participaram das etapas pré-competitivas (seletivas e treinamentos)”, explicam os professores de Educação Física do IFC Concórdia, Jerson Isoton e Cleiton Bosio.

Em Natal, o IFC esteve presente com uma delegação de 35 estudantes atletas e seis servidores. Do campus Concórdia, especificamente, 17 estudantes atletas e 3 servidores disputaram as seguintes modalidades: Futsal feminino, Atletismo feminino e Xadrez masculino – individual e por equipe. Dessas, o Futsal feminino sagrou-se vice-campeão brasileiro, o Xadrez individual sagrou-se campeão nacional, o Xadrez por equipe masculino conquistou também o campeonato nacional e, por fim, o Atletismo feminino sagrou-se vice-campeão geral. A equipe de Xadrez por equipe masculina foi composta por um aluno de Concórdia, um do campus Brusque e dois do campus Luzerna.

Abaixo, está a lista dos atletas do IFC – Concórdia que participaram do JIFNacional e suas colocações nas respectivas modalidades e/ou provas.

Futsal feminino – Equipe vice-campeã nacional

Emanuela Lavínia Senger; Maria Luisa Pegorini; Izabel Huff Schuck; Kauanne Viott Rhoden; Maria Stefaniak; Giordana Benetti; Isadora Scussel; Maria Eduarda Gubert; Laryssa Zanella; Verônica Pazinatto Bevilacqua.

A aluna Maria Stefaniak, do IFC – Campus Videira, foi convidada a participar da equipe de Concórdia para a etapa nacional.

Xadrez Individual masculino – Campeão nacional

Árian Gabriel Decezare Bittencourt

Xadrez Por Equipe Masculino – Campeão nacional

Árian Gabriel Decezare Bittencourt

Nessa modalidade, 4 atletas do IFC formaram a equipe, sendo Árian um dos componentes.

Atletismo Feminino – Equipe vice-campeã nacional

Vanessa Coser Canton: Campeã nacional nos 800 metros rasos; campeã nacional do revezamento 4×100; vice-campeã nacional do revezamento 4×400 metros; 6ª colocada no salto em distância.

Milena Hilleshein Mocellin: Campeã nacional no revezamento 4×100 metros; 3ª colocada nos 100 metros rasos; 6ª colocada nos 200 metros rasos.

Emanuele Farinella Guaresi: Vice-campeã nacional nos revezamentos 4×400 metros; 3ª colocada nos 1.500 metros rasos; 4ª colocada nos 3.000 metros rasos; 5ª colocada nos 800 metros rasos.

Aghata Wickert: Campeã nacional do revezamento 4×100 metros; vice-campeã nacional do revezamento 4×400 metros; 7ª colocada nos 200 metros rasos; 7ª colocada nos 400 metros rasos.

Yasmin Giuriatti Pederssetti: Vice-campeã nacional no revezamento 4×400 metros; 4ª colocada nos 400 metros rasos; 5ª colocada nos 1.500 metros rasos.

Ligiana Taffarel Segalin: Campeã nacional no revezamento 4×100 metros.

Bianca Weber Morais: 4ª colocada no salto em altura; 7ª colocada no salto triplo.

Classificação Geral Do Atletismo Feminino:

1º IFMA – Instituto Federal Do Maranhão – 158 pontos;

2º IFC   – Instituto Federal Catarinense – 102 pontos;

3º IFRN – Instituto Federal Do Rio Grande Do Norte – 99 pontos.

Os professores Jerson e Cleiton deixam agradecimentos aos envolvidos na participação e resultados obtidos no JIFNacional.

“Queremos agradecer…

Ao nosso reitor , professor Rudinei, Iara, Pedro e, em seus nomes, à Reitoria; à diretora Alessandra e coordenações de nosso campus, por viabilizarem nossa participação nos Jogos e, principalmente, apoiarem e valorizarem o esporte em nossa Instituição.

Aos nossos colegas, pela compreensão, colaboração e paciência. Temos consciência que interferimos em suas rotinas, ocasionando um volume de trabalho maior que o habitual. Vocês têm parcela importante nessas conquistas. Só temos a agradecer.

A nossa colega Rose Veloso. Sua dedicação e zelo por nossos alunos e alunas é algo que nos toca. Obrigado por assumir uma tarefa tão importante e de grande responsabilidade.

Aos professores e servidores, Alan (Brusque), Ângela (Videira) e Clarice (Rio do Sul), pela parceria, paciência e apoio incondicional durante o evento.

Aos nossos(as) atletas…

Quantas horas de treinos…quantas chamadas de atenção…quantas dores…quanto rir…e chorar!!!

Se pensarmos no contexto do que o esporte representa e pode nos proporcionar, podemos considerar ser ele, por vezes, fascinante, eufórico, viciante…, mas, ao mesmo tempo, duro, cruel, decepcionante. Em ambos os casos, ele nos ensina, nos dá lições!!! Mostra o quanto precisamos nos dedicar, ser resilientes, práticos, precisos no alcance de nossos objetivos, afinal, o sucesso, em quase absolutos casos, não é uma loteria, não vem do acaso. Também desafia nossos limites, expõe nossas fraquezas e virtudes… Como trabalhamos com a derrota? Qual o sentido que damos a ela?!! E a vitória… experimentamos – inclusive em nossos Jogos – exemplos de conduta que em nada validaram ou validam o êxito da conquista.

O que é o esporte – o que ensina, respeita, desafia – senão uma reprodução de nossas rotinas e realidades? Reforçamos – e acreditamos – no que foi dito em Jogos passados: a disciplina, a dedicação, o comprometimento do treino deve ser o mesmo para o estudo e/ou trabalho; o sucesso quase sempre vem depois de MUITO esforço; o espírito de equipe, a liderança, a parceria, são essenciais para a formação profissional e crescimento pessoal; a derrota deve ser sentida, entendida e transformada em ensinamento.

Parabéns moçada, vocês foram irrepreensíveis. Suas condutas foram exemplares, tanto nos aspectos disciplinares quanto nas disputas. Vocês praticaram o BOM ESPORTE, aquele que se justifica, que vale a pena!!!

Aproveitem o momento. Guardem as lembranças com carinho. Possivelmente, para alguns, elas ficarão eternizadas em suas memórias!!!

A todos, nosso MUITO… MUITO OBRIGADO!!!

Professores Isoton e Cleiton”

Clique para acessar todas as fotos do JIFNacional – Natal RN. Créditos: Yasmin Pederssetti e Jerson Isoton

Cecom IFC Concórdia