Notícias

IX Semana da Consciência Negra promoveu debates sobre racismo, educação antirracista e enfrentamento às violências

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

A imagem mostra um auditório com pessoas sentadas, vistas de costas, assistindo a uma mesa-redonda. No palco, há quatro pessoas: uma delas está sentada à esquerda (Luiz Carlos Chaves) , outra está ao centro também sentada com um microfone (Jaqueline Conceição), e duas pessoas estão em pé à direita — uma delas é palestrante (Lumen Lohn Freitas), enquanto a outra realiza tradução em Libras. No fundo, projetado na parede, está o título da fala: “Transfobia e Institucionalidade: Experiência e Resistência em SC”. À esquerda do palco, há um banner comemorativo dos 60 anos do IFC Concórdia, ao lado de uma mesa coberta com tecido branco e uma bandeira da Una LGBT. Na frente, há um arranjo de plantas verdes.O IFC Concórdia foi parceiro da Niara (Organização Negra de Concórdia) na realização da IX Semana da Consciência Negra, ocorrida de 17 a 19 de novembro de 2025. A programação envolveu estudantes, servidores, lideranças comunitárias e pesquisadores em ciclos de debates voltados a compreender e enfrentar o racismo em suas múltiplas dimensões. As atividades fortaleceram o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade local.

No dia 17 de novembro, o debate inicial abordou a presença negra em Santa Catarina, os desafios históricos da resistência e as desigualdades no sistema de justiça. Participaram da mesa o prof. Dr. Luiz Carlos Chaves, o prof. Dr. Fábio Garcia e o defensor público Heleno José Nabuco Santos. No dia 18 de novembro, o foco voltou-se às relações entre capitalismo, racismo ideológico e o compromisso ético-político da luta antirracista. O debate contou com a presença do prof. Dr. Luiz Carlos Chaves, prof. Dr. Valcionir Correa e profa. Dra. Claudete Gomes Soares.

Encerrando a programação, no dia 19 de novembro, a mesa realizada no IFC campus Concórdia reuniu a profa. Dra. Jaqueline Conceição, Maj PM-SC (R/R) Lumen Lohn Freitas e prof. Dr. Luiz Carlos Chaves. O grupo discutiu a interseção entre racismo, gênero e resistência. Houve ainda a apresentação do monólogo “Evocar: Grandes mulheres negras”, apresentado pela atriz e arte educadora Meire Rosa. que homenageia figuras históricas da resistência feminina negra.

Ao longo dos três dias, a IX Semana da Consciência Negra reforçou que novembro é um período de lembrar, reconhecer e agir. O IFC Concórdia ressalta a importância de manter o debate ativo durante todo o ano, fortalecendo ações contínuas de enfrentamento ao racismo e às diversas formas de discriminação.

Cecom IFC Concórdia