Notícias

Palestra sobre Acessibilidade Comunicacional promove reflexão e populariza conhecimento

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Em um auditório, há duas mulheres conduzindo uma palestra. À esquerda está Mara Kortelt, uma mulher de pele clara e cabelos loiros cacheados, vestindo blusa azul clara sem mangas e calça bege, sentada segurando um microfone nas mãos e olhando para a outra palestrante. À direita está Luan Tillmann, uma mulher de pele clara e cabelos castanhos lisos, vestindo blusa vinho e calça preta, está em pé, segurando um microfone e a guia de um cão. Ao seu lado, no chão, há um cão-guia preto deitado, usando peitoral de serviço. Entre as duas, há uma mesa pequena com um notebook e uma garrafa de água cor vinho. Ao fundo, observa-se parte do palco e um banner do Instituto Federal Catarinense.

Mara Kortelt e Luan Tillmann

O Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, por meio do Napne (Núcleo de Acessibilidade às pessoas com Necessidades Específicas) promoveu, no dia 6 de novembro de 2025, a palestra “Acessibilidade Comunicacional: como tornar a comunicação acessível para todos”. O evento contou com a participação das palestrantes Luana Tillmann (professora de Atendimento Educacional Especializado) e Mara Rubian Kortelt (tradutora intérprete de Libras), ambas servidoras do IFC.

As palestrantes abordaram de forma didática e sensível a importância de tornar a comunicação mais acessível em diferentes contextos, apresentando também aspectos legais da acessibilidade. A atividade foi realizada em duas sessões. A primeira às 14h15 no Auditório Central, voltada aos estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior do período diurno e servidores; e a segunda às 19h15 no Auditório Pedagógico, destinada aos cursos superiores do período noturno e servidores.

A palestra fez parte do VIII Encontro de Educação e Diversidade, que promoveu diversas ações durante os últimos meses. O objetivo é  ampliar o entendimento sobre barreiras comunicacionais e destacar estratégias para promover uma educação mais inclusiva, reforçando o compromisso do campus com a acessibilidade, a diversidade e o respeito às diferenças.

Cecom IFC Concórdia