Notícias

Estudantes apresentam pesquisa sobre ouvido biônico em Brasília

terça-feira, 21 de outubro de 2025

 O projeto de pesquisa “Ouvido Biônico: sonho de vida no IFC Campus Concórdia” realizou uma oficina de mesmo nome durante o Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conecta IF 2025, realizado em Brasília (DF), de 7 a 9 de outubro de 2025. O projeto e a oficina foram coordenados pela técnica-administrativa tradutora e intérprete de Libras do IFC Concórdia, Cristiane Aparecida Lissak Bilibio, e pelos estudantes do curso Técnico em Agropecuária do IFC Campus Concórdia, os irmãos Adryan Gabriel Toffoli e Isabela Stéfany Toffoli.

Selecionado no Edital nº 16/2025 – PRPI/RIFB/IFB, que escolheu propostas para ações de práticas e vivências no Conecta IF 2025 – RFEPCT, o projeto concentrou-se em um estudo de caso e pesquisa bibliográfica sobre pessoas com deficiência auditiva profunda que utilizam implante coclear — também chamado de ouvido biônico —, bem como nas ações de inclusão implementadas pelo Campus Concórdia. O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa Saberes e Discurso da Docência do IFC, na linha de pesquisa Educação Inclusiva e Diferenças.

O principal objetivo da oficina foi explorar o histórico do implante coclear e analisar a inclusão de alunos que o utilizam. Cristiane explica que a apresentação buscou ser lúdica e interativa com o público, utilizando modelos em 3D de um aparelho auditivo (ampliado duas vezes) e do ouvido interno (ampliado 250 vezes). Também foi apresentada a tonotopia da cóclea e suas frequências (Hz), ampliadas 500 vezes — organização espacial das frequências sonoras ao longo da estrutura da cóclea.

“Destaco a relevância da experiência dos dois irmãos com implante coclear para suas formações profissional e humana. São alunos com deficiência auditiva bilateral profunda, usuários de ouvido biônico, que viajaram, atuaram como pesquisadores e apresentaram no Conecta IF 2025”, afirma Cristiane. Ela ressalta ainda que a troca de experiências com o público durante a mediação da oficina foi especialmente enriquecedora, envolvendo professores da rede municipal e estadual do Distrito Federal, além de estudantes e servidores de outros Institutos Federais do Brasil e demais visitantes do evento.

Durante as apresentações, foram destacadas as ações do IFC Campus Concórdia voltadas à permanência e ao êxito dos alunos com ouvido biônico, evidenciando a importância de um ambiente escolar acolhedor para diferentes formas de aprendizagem. Em consonância com os princípios da Formação Humana Integral e da Politecnia, o campus adota estratégias essenciais para a inclusão e o respeito, como: legendas em vídeos; apoio de técnico educacional em sala; reforço visual de conteúdo; incentivo à escrita; grupos de estudo no contraturno; inclusão de pares; uso de tecnologia assistiva e ações do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas). Essas iniciativas buscam efetivar a permanência e o sucesso dos estudantes, enfrentando barreiras comunicacionais e promovendo o direito à educação inclusiva, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

ConectaIF 2025
O evento foi organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e, neste ano, contou com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A programação integrou também o Festival Curicaca, evento internacional sobre inovação e tecnologia.

Cecom IFC Concórdia