A sexta edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Concórdia movimentou todo o campus, envolvendo estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, servidores técnicos e docentes e equipe terceirizada. O evento, que integra a Mostra de Iniciação Científica (Mic), a Feira de Ciências, Tecnologia, Arte e Cultura (Fecitac) e a Semana de Ensino dos Cursos Técnicos (Semetec) teve mais de 1100 inscritos para os quatro dias de programação.
Clique aqui para acessar todas as fotos da VI Sepe
A abertura oficial contou com a palestra de Aline Viancelli, tratando sobre a Ciência como ferramenta de pensamento crítico, como a curiosidade nos leva a buscar respostas, o papel da leitura e da informação para interpretar fatos e desenvolver ideias próprias e sobre a importância de questionar e analisar para tomar decisões conscientes.
A exposição de trabalhos da Fecitac, que nos anos anteriores ocorria nas salas de aula, nesta edição foi levada para um pavilhão no parque do Tecnoeste. Assim, todos os grupos estavam reunidos no mesmo local, facilitando a visitação do público interno e de outras escolas, integrando estudantes, promovendo o clima de troca de experiências, interação entre diferentes áreas do conhecimento e maior visibilidade aos projetos desenvolvidos.
As apresentações da MIC, que contou com 113 trabalhos, abrangeu as áreas de Ensino/Monitoria, Pesquisa e Extensão. De cada área e modalidade foram classificados trabalhos que representarão o campus durante a XXVIII Micti, que será realizada em novembro no campus São Francisco do Sul.
Durante a Semetec foram realizados 37 minicursos nas mais diversas áreas: Bordado, crochê, capoeira, música, doces artesanais, bolos caseiros, manutenção de ordenhadeiras, apicultura, automatização com Python, entre outras.
Para o coordenador da Sepe, professor Gilmar Veloso, o evento teve números expressivos em relação aos anos anteriores, e a qualidade também se destacou, evidenciando o empenho dos estudantes e a relevância dos projetos apresentados. A diretora-geral do campus, professora Alessandra Portolan, abriu a semana desejando que ela fosse “uau”. No encerramento, declarou que a expectativa se concretizou, e a VI Sepe foi um sucesso.
Cecom IFC Concórdia