O Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia promoveu, no dia 11 de setembro de 2025, o III Seminário de Valorização Histórico-Cultural e de Formação Discursiva, que neste ano teve como tema os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. O evento reuniu estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral no Auditório Central do campus, em uma programação diversificada que incluiu mesa-redonda, roda de conversa, apresentações artísticas, oficinas culturais e debate.
A programação iniciou com as boas-vindas em frente a tradicional capelinha do campus. Após a abertura oficial, foi realizada a mesa-redonda “Os 150 anos da Imigração Italiana”, com a participação da professora Fabiola Cechinel (SED-SC), do professor Idemar Guizzo (UNIBAVE) e do professor José Carlos Radin (UFFS). Houve também a roda de conversa “Talian como patrimônio imaterial”, conduzida pelos mestres Talian Nedi Locatelli e Airton Deon. A manhã encerrou com apresentação cultural.
Durante a tarde, o público participou de oficinas culturais nas áreas de língua Talian, língua italiana, história da imigração, jogos tradicionais, canto, artesanato e cultura alimentar. Houve ainda apresentações culturais e um debate de encerramento. O seminário finalizou à noite com o jantar italiano, realizado no Paiol dos Pellizzaro, reunindo participantes em um momento de confraternização e valorização da herança cultural deixada pelos imigrantes italianos.
O Seminário foi promovido pelo IFC Concórdia, por meio do Centro de Línguas (CLIFC), em parceria com a Filó, a Secretaria Municipal de Cultura de Concórdia.
Cecom IFC Concórdia