O Documentário “Herança viva – Patrimônios que contam histórias” será lançado oficialmente durante evento presencial no dia 10 de julho (quinta-feira), às 19h, no Centro Cultural de Concórdia. A obra realiza o mapeamento e registro audiovisual dos bens históricos tombados em Concórdia, destacando sua relevância arquitetônica, simbólica e identitária para a construção da história local, constituindo-se como uma importante iniciativa de valorização e preservação da memória cultural do município catarinense.
Alguns trechos do documentário foram gravados no Cemitério Caboclo localizado no IFC – Campus Concórdia, e contou com a colaboração dos servidores na cedência de informações sobre o patrimônio histórico situado dentro da instituição. Essa participação reforça o papel do IFC na preservação e valorização da memória regional.
Conforme a produtora, Simone Talin, mais do que um inventário visual, Herança viva promove uma reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio como responsabilidade coletiva, reafirmando o compromisso com a salvaguarda dos elementos que constituem a identidade de Concórdia para as presentes e futuras gerações.
O projeto foi viabilizado por meio do Edital de Chamamento Público nº 002/2024, com recursos da Lei Paulo Gustavo. Produção e edição de Simone Talin. Produção artística de Ademilson Barreiros da Silva. Pesquisa histórica de Dirlei Klein e Adriana Zucchi Corradi. Narração de Fábio Jean D’Ávilla dos Santos.
Cecom IFC Concórdia
Projeto Herança viva