O Campus Concórdia recebeu, nos dias 9 e 10 de abril de 2025, 135 servidores de todos os campi do Instituto Federal Catarinense para discutir o Ensino Superior durante o I Seminário dos Cursos de Graduação do IFC. Professores, técnicos e estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades pensadas para abordar temas essenciais, como ingresso, permanência e êxito dos estudantes, além da curricularização da extensão e da pesquisa, aspectos fundamentais para o fortalecimento do ensino superior no IFC.
A mesa redonda do primeiro dia seguiu a temática “Ingresso, ações de permanência e êxito“, conduzida por Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin (IFC) e Rosileia Lucia Nierotka (UFFS), e mediada por Deise Nivia Reisdoefer (IFC). No segundo dia, a mesa foi mediada por Diego Rodolfo Simões de Lima (Diretor de Extensão – IFC), com Fatima Peres Zago de Oliveira (IFC) e Tomé de Pádua Frutuoso (IFSC) tratando sobre “Curricularização da extensão e da pesquisa”. Além de duas mesas redondas, os participantes participaram de reuniões por área, para discutir os assuntos relacionados à temática das mesas e levar tópicos para debate na plenária de encerramento.
Na tarde do último dia, durante a plenária de encerramento, um docente relator de cada área apresentou os debates realizados durante as reuniões temáticas. A pró-reitora de Ensino, Liane Vizzotto e o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cleder Alexandre Somensi também apresentaram suas considerações. Ao final do seminário, foram elaboradas proposições em três eixos temáticos:
1 – Dados sobre ingresso, permanência e êxito – evasão e abandono escolar – administração e gestão
Proposição: Fortalecer a cultura institucional de uso de dados para a tomada de decisão, por meio da sistematização, atualização contínua e disponibilização de informações sobre ingresso, permanência, êxito, evasão e abandono nos cursos de graduação do IFC.
2 – Estratégias de curricularização da pesquisa e extensão e avaliação da efetividade das ações
Proposição: Mapear, sistematizar e socializar as diferentes estratégias de curricularização da pesquisa e da extensão desenvolvidas nos cursos de graduação dos diversos campi do IFC, valorizando as experiências exitosas e promovendo a construção de parâmetros comuns de avaliação da efetividade dessas ações.
3 – Carga horária, formatos de oferta e EaD como estratégia de flexibilização e combate à evasão
Proposição: Discussão institucional sobre a carga horária total e a modalidade de oferta (integral, meio turno, híbrido), considerando a realidade de cada campus, os desafios de deslocamento dos estudantes e a possibilidade da EaD como estratégia de flexibilização curricular e combate à evasão/abandono escolar.
O evento foi organizado pelas professoras Flaviane Predebon e Deise Reisdoefer, do campus Concórdia, e pela diretora de graduação do IFC, Débora Junges. A diretora-geral do campus Concórdia, Alessandra Carine Portolan, e vice-reitor e diretor executivo do IFC, André Kuhn Raupp, também estiveram presentes.
Um novo seminário deve ocorrer no próximo ano, em campus e data a ser definida entre os Diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Para saber sobre o que antecedeu a realização do evento, clique aqui.
Para ver todas as fotos do evento, clique aqui.
Cecom IFC Concórdia