Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025, foi registrado na cidade de Concórdia/SC a passagem do cometa Atlas C/2024 G3. Alguns alunos e professores do Curso de Física do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia se reuniram para observar e registrar imagens do evento. As fotografias a seguir (sem edição) foram capturadas pelo professor de Física e Doutor em Astronomia, Roberto Miguel Torres.
Este cometa deve ser o mais brilhante de 2025 e permanecerá visível no céu até o final de janeiro. Para observá-lo, procure um local aberto e elevado, e olhe para a direção oeste (onde o Sol de põe) a partir das 20h. A oportunidade de observar este cometa é uma experiência única para nós, pois é raro avistarmos um cometa a olho nu.
Os cometas são corpos feitos de poeira, pedras e gelo, oriundos da formação do nosso Sistema Solar, que ocorreu há 4,6 bilhões de anos. À medida que se aproximam do Sol, em uma órbita elíptica de grande excentricidade, o gelo e a poeira vaporizam, formando a característica cauda. Quanto mais próximo do Sol, mais brilhante o cometa se torna e, à medida que se afasta, ele deixará de ser visível a olho nu.