Notícias

Dia da Consciência Negra teve “Histórias de Ancestralidade” no IFC Concórdia

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

 O Dia da Consciência Negra,instituído em 2011 como forma de conscientizar sobre o combate ao racismo e às desigualdades sociais a partir da questão étnica e celebrado como feriado nacional pela primeira vez em 20 de novembro de 2024, contou com programação especial no IFC Concórdia. O Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do campus organizou um momento para reflexão e valorização da história por meio do espetáculo teatral “Histórias de Ancestralidade”, da artista Meire Rosa.

O monólogo foi apresentado no Auditório Pedagógico e prestigiado pela comunidade interna, que lotou o espaço para conhecer a história de força e resistência de mulheres negras como Dandara dos Palmares e Zacimba Gaba. “São histórias de ancestralidade, que não podem ser esquecidas. De mulheres que fizeram a diferença em seu tempo, verdadeiras heroínas que sofreram o apagamento da sua história. São mulheres negras que lutaram até o seu último suspiro e resistiram, mulheres de quem muito me orgulho”, diz Meire. Após o espetáculo, houve um momento de conversa e troca de reflexões e aprendizados entre a artista e o público. 

A peça foi idealizada e encenada por Meire Rosa (Quintal da Meiroca), com figurino e sonoplastia de Sara de Barros e dirigido por Meire Rosa e Sara de Barros. Atualmente, fazem parte do Neabi do IFC Concórdia os servidores Maicon Sotoriva (coordenador), Maria do Socorro Vasconcelos e Edmilson Paglia.

Cecom IFC Concórdia