De 30 de setembro a 12 de outubro, o Pavilhão Cinquentenário da Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia, será palco da IV Exposição do Museu de Anatomia Animal, com a temática “uma interação entre ciência e arte”. A mostra estará aberta para visitação de segunda a sábado, das 8h às 18h30, oferecendo ao público uma experiência única que integra ciência e arte. A entrada é gratuita e haverá visitas guiadas para grupos, mediante agendamento.
Nesta edição, a exposição, desenvolvida por alunos do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Concórdia, coloca em evidência a relação entre a anatomia animal e a expressão artística. Usando técnicas como taxidermia, osteotécnica, criodesidratação e corrosão, os estudantes do Laboratório de Anatomia Animal apresentam um acervo diversificado de peças que retratam tanto animais domésticos quanto silvestres.
Além de demonstrar a importância ecológica de cada espécie apresentada, a exposição busca traçar paralelos, não somente conscientizando os visitantes sobre o papel ecológico de cada espécie mas trazendo informações sobre os tipos de artes existentes e as vanguardas, com exposições de artes feitas por alunos participantes do concurso de Artes. Essa combinação proporciona uma experiência enriquecedora, tanto didática quanto estética, valorizando o espaço museal como um centro cultural diverso.
O projeto do Museu de Anatomia Animal já está em sua quarta edição, e cada exposição trouxe novas temáticas e enfoques. A primeira, realizada em junho de 2022, teve como foco a educação ambiental e contou com o apoio da Polícia Ambiental de Concórdia. A segunda, em maio de 2023, foi intitulada “Museu de Anatomia Animal: Nas Asas do Conhecimento” e incorporou elementos de biofísica, com experimentos físicos. A terceira edição, por sua vez, ampliou o acervo, explorando as diferenças anatômicas entre as espécies.
Com o apoio e envolvimento dos integrantes do laboratório de Anatomia Animal, da aprofessora Ana Carolina Gonçalves dos Reis, integrantes do Grupo de estudos GEAS, da professora Valeria Alvarenga, a exposição reforça o compromisso do IFC em promover a ciência, a cultura e a educação ambiental para toda a comunidade. “Esta experiência favorece o aprendizado e a compreensão da importância da conservação do meio ambiente e os impactos das atividades humanas sobre ele. Além de promover a divulgação do IFC Concórdia, também possibilita a capacitação e o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes envolvidos na confecção das peças e na monitoria das visitas”, afirma Reis. A IV Exposição do Museu de Anatomia Animal é uma oportunidade para quem deseja explorar o fascinante mundo da anatomia e suas conexões com as artes, trazendo conhecimento e cultura de forma acessível a todos os públicos.
Exposição de esculturas – Disciplina de Artes
Nos meses de julho e agosto de 2024, os alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, Alimentos e Informática para a Internet realizaram esculturas em papel como parte das atividades teórico-práticas da disciplina de Arte, sob orientação da professora Valéria Metroski de Alvarenga. As obras, cujo tema foi “vida animal”, participaram da “4ª Exposição do Museu de Anatomia”, que reuniu exemplares de animais taxidermizados e peças artísticas, como esculturas, desenhos e pinturas, criadas por alunos. Antes de integrarem a exposição, as esculturas foram exibidas no hall de entrada do bloco pedagógico do IFC.
Esculturas sempre fizeram parte de diversas culturas ao longo da história humana, com propósitos e características variados. No contexto da disciplina de Arte, os alunos trabalharam conceitos de bidimensionalidade e tridimensionalidade, além de explorarem técnicas, materiais e estilos artísticos, referenciando diferentes períodos históricos. A escolha dos materiais para a confecção das esculturas levou em conta o baixo custo e a preocupação ambiental, utilizando principalmente papéis recicláveis como livros, jornais e revistas antigos, além de fita adesiva e cola. As obras retrataram tanto animais domésticos quanto espécies exóticas, buscando representar suas formas com base em similaridades reais.
Cecom IFC Concórdia