O IFC Concórdia, por meio do NGA (Núcleo de Gestão Ambiental) e em parceria com o Consórcio Itá e o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), realizou uma atividade de educação ambiental em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e à chegada da primavera. A ação foi realizada no início da tarde do dia 23, segunda-feira.
Nos dias que antecederam o evento foram plantadas 70 mudas de diversas espécies na área próxima ao apiário do campus, entre elas: Canela-amarela, Camboatá-vermelho, Açoita-cavalo, Guajuvira, Forquilheira, Chá-de-bugre, Pata-de-vaca, Jerivá, Cerejeira, Guabiju, Uvaia. Essas espécies foram selecionadas por suas características melíferas, sendo atrativas para abelhas e outras espécies polinizadoras, beneficiando diretamente a atividade apícola e substituindo as invasoras que foram suprimidas do local.
No dia 23, após uma rodada de falas das entidades presentes, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com as práticas de educação ambiental do campus, uma muda de paineira foi plantada de forma simbólica no apiário, na presença das entidades envolvidas, servidores e estudantes da instituição.
Conforme o servidor Fabiano Deola, o evento visa promover a conscientização sobre a importância da recuperação e educação ambiental, com foco na vegetação nativa de interesse apícola. “A preservação e ampliação de áreas com árvores nativas favorecem a sustentabilidade ambiental, auxiliando na conservação da biodiversidade e no suporte à apicultura”. A professora Caciane Mega, coordenadora do curso de Agronomia, afirma ser imprescindível a promoção da educação ambiental e o fortalecimento da consciência sobre a importância das árvores e outras vegetações nativas.
Cecom IFC Concórdia