No dia 21 de agosto de 2024, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia recebeu a visita técnica do projeto Integrador Polinize-se, realizada por estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado Técnico em Segurança do Trabalho e seus professores Giordana Caramori, Ghunther Butzen e Mônia Azevedo, vindos do IFC Luzerna. A visita foi conduzida pelo servidor Fabiano Deola, técnico em agropecuária do IFC Concórdia, que proporcionou uma imersão completa nas atividades apícolas desenvolvidas no campus.
A visita Iniciou no apiário, onde os visitantes puderam conhecer detalhadamente o manejo das abelhas, desde o pastejo apícola, que envolve diversas plantas ao redor do apiário, como nabo e canola, até a estrutura interna de uma colmeia da espécie Apis mellifera. A experiência foi enriquecida pela observação de abelhas transportando pólen em suas corbículas e pelo diferencial de ouvir o som das abelhas durante o manejo prático de uma colmeia, uma experiência marcante para o grupo do projeto Polinize-se.
Na sequência, o grupo visitou o Entreposto de processamento de mel, onde, embora o local não esteja em operação atualmente, todos os equipamentos e instalações permanecem preservados. Foi possível conhecer todo o processo de industrialização do mel, desde a recepção, descristalização, homogeneização do lote, até a filtragem e o envase do produto.
A visita seguiu para o Centro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, onde o Técnico em Alimentos, Luís Henrique Boff, explicou o processo de extração do mel, realizado por meio de centrifugação, filtragem e envase, voltado para o consumo interno no campus. A experiência completou-se com degustação de mel produzido no campus, harmonizado com outros produtos também elaborados no campus, como salame e queijo.
Para Fabiano Deola, momentos como esse são fundamentais para valorizar ainda mais a importância dos espaços de produção dentro de instituições educacionais como o IFC Concórdia. “Essas visitas possibilitam intervenções práticas e didáticas que seriam difíceis de realizar em ambientes de produção comercial intensiva”, destacou Deola.
Para Giordana Caramori, que é coordenadora do projeto Polinize-se a visita proporcionou a vivência da integração para além de conteúdos e disciplinas, permitiu que os estudantes acompanhassem o processo, as etapas, as necessidades de forma interativa, curiosa, acolhedora e eficaz para a construção do conhecimento e das memórias afetivas próprias do ensino médio.
A visita técnica do projeto Polinize-se não apenas proporcionou um aprendizado profundo sobre apicultura, mas também reforçou o compromisso do IFC Concórdia em oferecer uma educação prática e de qualidade, integrando teoria e prática de forma harmoniosa.