Na terça-feira, 2 de abril, o IFC Luzerna apresentou o protótipo de uma máquina para sistemas agroflorestais desenvolvida no campus. O objetivo do equipamento é realizar o corte uniforme, permitindo a rápida recuperação e brotação da planta – em aproximadamente 3 dias. O protótipo terá patente depositada sob o nome “Máquina para Corte Multinível e Enleiramento de Capim entre Linhas” com diretos abertos para uso e produção, visando o valor mais acessível do equipamento.
A equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do protótipo participou da demonstração, juntamente com a direção e servidores do campus. Estiveram presentes também representantes do poder executivo municipal, o prefeito Juliano Schneider e o vereador Jonas Moraes, e do legislativo federal, o deputado Pedro Uczai, que destinou aporte financeiro de R$ 1 milhão para impulsionar a capacidade de inovação e pesquisa na Instituição. A diretora do IFC Concórdia, Alessandra Portolan, acompanhada de servidores do campus, também participou da atividade. O campus Concórdia foi parceiro nas tratativas iniciais para execução desse projeto, que reforça a importância das parcerias para o progresso da pesquisa e inovação.
O equipamento apresentado foi desenvolvido pelo Labemm (Laboratório de Ensaios de Materiais Metálicos) a partir de propostas do agricultor pesquisador suíço Ernst Götsch, fundador da Agricultura Sintrópica. Esse sistema de cultivo agroflorestal caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.
Cecom IFC Concórdia