A acadêmica de Agronomia do IFC Concórdia, Fernanda Pereira da Silva, participou do IV Simposio de Residuos Agropecuarios y Agroindustriales, realizado de 1º a 3 de novembro de 2023 em Mendoza, Argentina. A estudante apresentou o trabalho intitulado “Fitoremediación de estiércol porcino mediante macrófitos flotantes”, que traz uma alternativa de uso dos dejetos de suínos a partir da fitorremediação com as macrófitas flutuantes Landoltia e Wolfia. As espécies apresentaram uma eficiência de 100% na remoção de nitrogênio amoniacal, bem como um acúmulo de fósforo e nitrogênio em sua biomassa. Além disso, o rendimento da biomassa crescida nos dejetos pode atingir aproximadamente 7 T.ha. ano de massa fresca.
O trabalho foi classificado entre os cinco melhores apresentados nas categorias “Caracterização e implicações ambientais dos resíduos e efluentes” e “Tratamento e disposição final dos resíduos orgânicos e efluentes”. Também participaram da pesquisa Daiane S. Broch Mignoni, Augusto Ducatti Luchessi e Grazieli Stradioto, da Unicamp, e Paulo Armando de Oliveira e Estela Nunes, da Embrapa Suínos e Aves, onde Fernanda desenvolveu o trabalho durante estágio.
O simpósio, que está na quarta edição, é realizado a cada dois anos e busca discutir e avaliar normativas estabelecidas e possíveis inovações na área de descarte de resíduos agropecuários e agroindustriais. Conforme a professora Caciane Peinhof Mega e a acadêmica Fernanda da Silva, “aprender sobre resíduos agropecuários implica na promoção e no aproveitamento dos resíduos a fim de agregar valor e utilizá-los como subprodutos, bem como diminuir a contaminação ambiental com os mesmos”. Além disso, é importante sensibilizar a comunidade aca êmica e científica, bem como os produtores rurais, a importância de discutir alternativas tecnológicas para destinação dos resíduos. Conforme a professora, ainda não há, na região do entorno do IFC Concórdia, eventos específicos para tratar da temática.
Cecom IFC Concórdia