Novas turmas de Ensino Médio Integrado devem iniciar a partir de 2024
O Instituto Federal Catarinense está elaborando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024 a 2028, estruturado em cinco eixos principais: estratégico, expansão, acessibilidade, sustentabilidade e infraestrutura. O processo iniciou em março e concluiu as etapas que competiam aos campi em julho. Agora, a comissão central, ligada a Pró-reitoria de Desenvolvimento institucional (Prodin) tem a missão de finalizar o documento, que conduzirá os trabalhos nos próximos anos. O PDI é o documento que identifica o IFC no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.
Para o campus Concórdia, no quesito infraestrutura, estão previstas reformas em salas de aula, laboratórios e outros ambientes que necessitarem, além de ampliação do Bloco Pedagógico e laboratórios de campo. Além disso, a regularização de acessibilidade arquitetônica e de segurança em todo o campus, ajustes no refeitório e nos ambientes de prática esportiva, incluindo um complexo contendo campo de futebol, área de atletismo (pista, arremesso, área passa saltos), área de convivência e de estudos (bloco de laboratórios).
O documento propõe a abertura de novos cursos, além de novas turmas nos cursos existentes. Está estimada a abertura de nova turma para o Técnico em Informática para Internet, já em 2024, e de Técnico em Alimentos, para 2027, ambos integrados ao Ensino Médio. Para 2025 está prevista a abertura do curso de graduação em Ciência da Computação (bacharelado) e em Letras (licenciatura), seguido por Pedagogia (licenciatura) em 2027. Na pós-graduação, a abertura de Mestrado em Educação Matemática em 2025, Mestrado em produção Vegetal em 2028 e o Doutorado em Produção e Sanidade Animal, tão logo seja aprovado nas instâncias competentes. As propostas de abertura de novos cursos passarão pela aprovação da comissão central do PDI para comporem efetivamente o planejamento dos próximos anos.
O processo de elaboração do PDI 2024-2028 iniciou em março de 2023. Toda a comunidade interna e externa à instituição pode participar, registrando suas contribuições, sugestões, críticas e ideias para o futuro do IFC. Nos dias 10 e 11 de maio a Pró-reitoria de Desenvolvimento institucional visitou o campus Concórdia para sensibilização e levantamento de pontos a serem trabalhados no plano. Todos os 15 campi do IFC receberam visitas semelhantes, acompanhadas sempre das comissões locais. Em 13 de junho a comissão local ouviu os servidores (TAEs e docentes) do campus. Nos dias 15 e 16 de junho, foi a vez dos estudantes fazerem suas manifestações. Em 23 de junho foi a vez do IFC abrir as portas à comunidade externa para ouvir as sugestões. Neste dia, empresários da área de Tecnologia participaram massivamente do encontro, sugerindo a abertura de cursos superiores na área, visando atender a demanda local e mundial por profissionais capacitados. Nos dias 30 de junho e 6 de julho foi apresentada a compilação de dados e aprovação, para envio à comissão central do PDI, na reitoria.
Cecom IFC Concórdia