Trinta acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática e Fisica realizaram uma viagem de estudos ao Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, declarado Patrimônio Mundial pelo UNESCO, e Aldeia Guarani em São Miguel das Missões, no estado do Rio Grande do Sul. As turmas foram acompanhadas por três docentes: Solange Aparecida Zotti, Flaviane Predebon Titon e Lindomar Duarte de Souza. A atividade foi realizada no dia 20 de maio. Na parte da manhã foi realizada visita à Aldeia Guarani Alvorecer, com apresentação dos aspectos históricos, culturais e educacionais dos Mbyá-Guarani, exposição de utensílios utilizados no preparo da comida tradicional, exposição do processo de confecção do artesanato, Etnotrilha Ecológica, comercialização do artesanato e apresentação do coral. À tarde foram realizadas visitas à Fonte Missioneira, ao Ponto de Memória missioneiro e ao sítio histórico de São Miguel Arcanjo. À noite, os acadêmicos acompanharam o espetáculo Som e Luz.
A viagem de estudos contemplou aspectos científicos e culturais e proporcionou aos estudantes o contato com os espaços históricos das Missões Jesuíticas do período colonial brasileiro dos séculos XVI e XVII. Por meio das visitas, acompanhadas de orientações e explicações de uma guia local, foi possível a compreensão do contexto histórico, social e educacional das Missões Jesuíticas do Brasil e seu papel na educação brasileira. “Cabe destacar que esta viagem de estudos contribuiu para a formação do futuro professor, que tem a responsabilidade de conhecer e refletir sobre as questões ligadas a história da sociedade e da educação brasileira, no sentido de historicizar os projetos educacionais pautados para o Brasil, práticas pedagógicas e sujeitos envolvidos, não somente no momento atual, mas sempre considerando o processo histórico”, pontua a professora Solange Zotti.
O Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo foi o ponto central da visita, pois preserva parte significativa das ruínas, com destaque para a Igreja que guarda a grandiosidade arquitetônica e o simbolismo do auge das Missões. Na visita, o grupo conheceu a organização da Missão nos aspectos econômicos, sociais, políticos e educacionais. Após a visita, os estudantes e professores assistiram ao Espetáculo Som e Luz, criado em 1978, que, utilizando a experiência de som e luz, conta o surgimento, o desenvolvimento e o final da experiência jesuítico-guarani.
Esta viagem é uma atividade já tradicional da disciplina de História da Educação. Neste ano, além da participação de acadêmicos das primeiras fases dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática, estudantes de outras fases que, em função da pandemia, não tiveram a oportundade de viajar nos anteriores, também acompanharam a excursão.
Cecom IFC Concórdia