A primeira turma de formados no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia (IFC Concórdia), quando esse ainda se chamada Colégio Agrícola de Concórdia, comemora 50 anos de formatura em 2023. Os egressos da turma de 1973, denominada “Bruno Rudelli’, reuniram-se na instituição para um momento de reencontros e recordações, homenagens e celebração com a presença de colegas, amigos e familiares. O evento foi realizado no dia 19 de maio, data em que o campus comemorou também 50 anos de fundação.
Jair Belen, que foi orador eleito pela turma na formatura, repetiu o gesto na comemoração do cinquentenário. “Sinto uma emoção muito grande, e muita saudade. E acredito que meus colegas estão vivendo isso agora também, e isso é muito legal”, iniciou Belen. Durante o discurso comemorativo, diversas histórias da turma, da escola, dos professores e dos diretores foram revividas. O orador lembrou do desafio que foi iniciar uma vida sozinho, longe de casa e da família aos 15 anos. “Isso nos levou a um sentimento de irmandade entre os colegas. Não somos só amigos. Nos tratamos como irmãos”, conta. Sobre os professores, Belen lembra os profissionais foram como pais para os estudantes durante o tempo de escola. “Do ponto de vista do conhecimento, nossos mestres nos deram uma base muito grande”, comenta, lembrando que dos 40 alunos, 23 prestaram vestibular e 18 foram aprovados em cursos como Agronomia, Medicina Veterinária, Administração, Economia e Odontologia. Para finalizar a cerimônia saudosista, os egressos plantaram uma árvore no campus.
No evento de aniversário do campus em que houve o reencontro da turma de 1973, também houve homenagem para servidores aposentados e entrega oficial de obras executadas no último ano: Estação de Tratamento de Efluentes, Depósito para Insumos, Centro de Línguas, Centro de Inovação e Tecnologia e sala para empresas júnior. Além dos servidores e estudantes, representantes do poder público municipal, estadual e federal estiveram presentes, bem como de empresas públicas e entidades de classe. Na noite de 18 de maio, dando início às comemorações, o IFC recebeu a Orquestra Sinfônica de Concórdia (Osinc) para um concerto alusivo de aniversário prestigiado pela comunidade escolar. (Continua após a galeria de fotos)
(Clique nas fotos para ampliar)
Contextualização histórica do campus
Em 1965 começavam as atividades do então Ginásio Agrícola Concórdia. Nascia um espaço com a função de repassar a técnica, lapidar a mão de obra trabalhadora, fazendo surgir o progresso nos arredores do Oeste Catarinense.
A iniciativa de solicitação de uma escola com caráter de formação técnica e profissional para a região veio do então senador da República Attilio Francisco Xavier Fontana. Segundo a Revista Cisne Real (1976) “Certa vez, em 1961, Jânio Quadros visitou a cidade de Concórdia, no interior de Santa Catarina. Lá, entre outras personalidades, conversou com o atual Senador Attilio Fontana, que lhe falou da importância da implantação de uma escola agrícola na região.” Ideia visionária que auxiliou no desenvolvimento de toda uma região. Educação pelo trabalho. Ensino técnico-profissional para a região. Assim, a pequena escola eleva-se da categoria de Ginásio Agrícola para a categoria de Colégio Agrícola, em 12 de maio de 1972, através do Decreto nº 70.513.
Período de consolidação: formação de mestres agrícolas. Segundo depoimentos coletados, os professores da época tinham como perfil o fato de serem profissionais autônomos do município: médicos, dentistas, engenheiros, funcionários cedidos da empresa SADIA. Nomes como Dr. Maruri, Jairo Goss, Rodolpho Pedde, entre tantos outros pioneiros de nossa região. Ao observar os registros fotográficos, identificamos esse perfil: a estreita relação da escola com as relações produtivas do município.
O Ginásio Agrícola de Concórdia, foi criado para atender os anseios da economia local, qual seja, qualificar a mão de obra agrícola. À época, as matrículas eram destinadas exclusivamente para alunos do sexo masculino, que na sua totalidade moravam na escola, ocupando os dois alojamentos que a instituição dispunha, com cerca de 25 vagas.
A consolidação da instituição como referência em ensino agrícola veio poucos anos depois. Pelo Decreto nº 83.935, de 04 de outubro de 1979, passou a denominar-se Escola Agrotécnica Federal de Concórdia. E, em 16 de novembro de 1993, foi transformado em Autarquia Federal pela Lei nº 8.731, vinculada ao Ministério da Educação, nos termos do artigo 2º do anexo I, Decreto nº 2.147 de 14 de fevereiro de 1997, através da Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC, adquiriu autonomia didática, disciplinar, administrativa, patrimonial e financeira. Consolidou seu trabalho com a oferta e a expansão de cursos técnicos, o que trouxe o reconhecimento institucional que até hoje permanece: o Colégio Agrícola, a Escola Agrotécnica, de Concórdia, para toda a região.
Por fim, por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a Escola Agrotécnica Federal de Concórdia passou a integrar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, denominando-se IFC Campus Concórdia. Originado da integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, mais os colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, que eram vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina, surge o IFC. Por aqui, permanece sua origem, sua história e a memória que nos traz toda a vivência de escola agrícola e agrotécnica.
A área total do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia é de 2.483.897m2, com 26.065m2 de área construída. Sua estrutura física é composta por Laboratórios de Informática, Biologia, Solos, Química, Física, Análises Sensoriais, Bromatologia, Microbiologia, Biotecnologia; Mini-usina de beneficiamento em Panificação, Laticínio, Produtos Cárneos e Vegetais; Ginásio de Esportes, Campo de Futebol com Pista de Atletismo, Refeitório, Biblioteca, Alojamentos de Estudantes Masculino e Feminino, Centro Cultural, Centro Administrativo, Centro Pedagógico; Centro de Educação Tecnológica, Auditório, Parque Tecnológico – TECNOESTE, Equoterapia, Unidades Educativas de Produção Agrícola e Zootécnica.
O Instituto Federal Catarinense oferece educação em todos os níveis, desde a formação técnica integrada, bacharelados, licenciaturas e pós-graduação. Preferencialmente, busca-se o atendimento das demandas regionais de localização dos câmpus e se espera uma interferência positiva para a transformação da realidade social e econômica, contribuindo para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e regionais.
Atualmente ministram-se cursos técnicos de nível médio integrados ao Ensino Médio, nas áreas de Agropecuária, Alimentos e Informática. Desde 2005, ofertou também curso superior em Tecnologia de Alimentos, que passa a ser Engenharia de Alimentos, a partir de 2010. Ainda em 2010, foram implantados o bacharelado em Medicina Veterinária e a Licenciatura em Matemática. Em 2011, iniciou o curso de Licenciatura em Física e, em 2014, aprova-se o curso de Agronomia, com sua primeira turma ingressando em 2015. Também há oferta de curso de pós-graduação nas áreas relacionadas.
Durante toda sua existência, o IFC Campus Concórdia tem buscado atualização constante, modernizando o ensino, além de ter alcançado e beneficiado grande parte da população da região através de atividades de extensão, como: programas técnicos em rádios, jornais e televisão, exposições, feiras, dias de campo, visitas técnicas, mostra científica, seminários, palestras e cursos de formação continuada.
Enfim, no transcorrer de seus 58 anos, estudaram no IFC – Campus Concórdia 9.181 alunos formados/certificados nas diversas áreas do conhecimento ofertadas. O IFC – Concórdia se agigantou em extensão e essência, atualmente temos 1.349 alunos ativos na instituição, o campus com a força de trabalho de 266 pessoas, dentre estes, 94 professores efetivos, 16 professores substitutos, 95 técnicos em educação, além da colaboração 61 postos de serviços terceirizados.
O campus já formou/certificou: 5.782 técnicos em Agropecuária/agrícolas, 738 técnicos em Alimentos, 10 técnicos em Informática, 157 técnicos em Informática para Internet, técnicos em Enfermagem, 161 engenheiros de alimentos, 143 tecnólogos em Alimentos, 303 médicos veterinários, 82 agrônomos, 124 licenciados em Matemática, 57 licenciados em Física, 38 mestres, 128 especialistas, 541 certificações nos diversos Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), 52 certificações no Programa Mulheres Mil.
Ainda, de 2012 até 2015, por meio do Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, o IFC Campus Concórdia certificou 843 alunos, entre cursos técnicos em agropecuária e de qualificação profissional (FIC), em 8 municípios.
Cecom IFC Concórdia