O Instituto Federal Catarinense – campus Concórdia vai receber uma das atividades do VII Seminário sobre Água e Desenvolvimento Regional: cuidar das nossas águas, é preciso, que será realizado pela Universidade do Contestado (UNC), de 20 a 24 de março. As atividades do seminário serão realizadas em três diferentes locais, sendo todos instituições de ensino: além do IFC, a prórpai UNC e a Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon. As inscrições para o evento podem ser realizadas gratuitamente no link: inscricoes.unc.br/inscricoes/?ID=2939. A Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) é financiadora do seminário.
A programação vai iniciar na segunda-feira, 20 de março, com a palestra “Panorama ambiental mundial e brasileiro: percepções de uma jornalista”, ministrada por Sonia Bridi. A atividade será transmitida online ao vivo, às 19h15, para os presentes no Auditório da UNC. Na terça, dia 21, às 8h15, Alexandre Rates de Freitas falará sobre “Fundação Gaia – história e ações ambientais” no auditório da escola Olavo. Na quarta-feira, às 19h15 na UNC, a temática da palestra será “O colonialismo e os impactos socioambientais”, conduzida por Suliete Gervásio Monteiro (Baré). Luiz Fernando Scheibe, José Henrique Nunes Pires, Luciano Henning e Marcos Aurélio Espíndola vão discorrer sobre “Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai: Características e articulações para cuidar das águas” no dia 23, quinta-feira, no auditório do IFC, a partir das 16h. Para encerrar a semana, Julcéia Camillo fará a palestra intitulada “Plantas nativas regionais: possibilidades para a geração de trabalho, renda e conservação ambiental”, na UNC, às 19h15.
O evento visa promover o debate, sensibilizar, mobilizar e refletir sobre as questões ambientais que afligem a sociedade humana atual, especialmente as águas. A opção e designação do nome do evento vai ao encontro da proposição da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Semana da Água deste ano 2023: “Acelerando Mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”. O debate alinha-se também aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os Objetivos 6: Água potável e saneamento e 11: Cidades e comunidades sustentáveis. Além disso, o tema relativo às águas vincula-se à sequência dos outros seis seminários já realizados, em anos anteriores.
Breve currículo dos palestrantes:
Sonia Bridi – Escritora e jornalista na Rede Globo de Televisão.
Alexandre Rates de Freitas – Técnico em Agropecuária e assessor de comunicação e redes sociais da Fundação Gaia
Suliete Gervásio Monteiro (Baré) – Coordenadora-Geral de Enfrentamento à Crise Climática e Líder Indígena. Ministério dos Povos Indígenas – MPI. Engenheira Florestal e Doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania (UNB)
Luiz Fernando Scheibe, José Henrique Nunes Pires, Luciano Henning, Marcos Aurélio Espíndola – equipe de doutores pesquisadores da UFSC
Julcéia Camillo – Engenheira Agrônoma, doutora em Produção Sustentável. Editora técnica da coleção Plantas Para o Futuro.
Cecom IFC Concórdia