A estudante Karine Michele Kern, acadêmica de Engenharia de Alimentos no IFC Concórdia, foi aprovada no processo de seleção interna de estudante do Instituto Federal Catarinense (IFC) para mobilidade estudantil internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, pelo edital nº 66/2022. Karine vai cursar componentes curriculares no IPB, no período de 20 de fevereiro a 15 de julho de 2023.
Para completar os 36 créditos do intercâmbio, a acadêmica escolheu cinco disciplinas para cursar: três delas semelhantes às que cursaria no IFC no mesmo período e duas que representam inovação para o currículo, de forma a complementar o que está sendo estudado no Brasil: “revestimentos e tecnologias emergentes” e “sistemas de gestão de segurança alimentar”, que envolve legislação europeia. “Considerei que pode ser de grande importância para quando eu entrar no mercado de trabalho, pois as indústrias de alimentos brasileiras exportam muito para a Europa e, por isso, precisam entender as legislações estrangeiras”, explica ela.
Estando em Portugal, além de estudar, Karine espera conhecer a cultura europeia, visitar diferentes lugares e conhecer pessoas de outros países, já que o país é um polo de intercâmbio para estudantes do mundo todo. Ela afirma saber dos grandes desafios que encontrará, como as variações do idioma português, os hábitos e a dinâmica do ensino superior. “Como a indústria de alimentos se adapta às diferenças regionais e culturais em que está inserida (ou exporta), essa experiência pode contribuir para futuras oportunidades, sejam no mercado de trabalho ou no meio acadêmico. Além disso, posso conhecer tendências, legislações e métodos diferentes do que se vê aqui, tornando minha formação mais completa”, comenta.
Na opinião de Karine, iniciativas de mobilidade estudantil internacional, como essa proporcionada pelo IFC, motiva os estudantes a se dedicarem e entendendo que nada é impossível. “Eu sempre quis sair do Brasil por uma temporada, mas não imaginava que poderia ser durante a graduação. Essa oportunidade possibilitou antecipar a realização desse sonho, dentro da área de estudos que estou inserida e gosto muito, com suporte da instituição e complementando meu currículo”, reforça.
Cecom IFC Concórdia