O dia 20 de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra no Brasil, quando é lembrada a data em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. Em Concórdia, desde 2007, foi instituída por meio de lei municipal a Semana da Consciência Negra, realizada anualmente na semana do dia 20, que neste ano terá programação de 14 a 21 de novembro.
As ações desenvolvidas durante a semana são mediadas pelo Poder Público, em parceria com entidades e organizações não-governamentais para elaborar uma programação com o objetivo de discutir temas como o racismo, preconceito e discriminação racial, estereótipo, intolerância, diversidade religiosa, etc. O Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia é uma dessas instituições parceiras.
O tema, conforme reflexão elaborada pela ONG Niara – Organização Negra, reflete sobre as feridas históricas deixadas pela colonização, caso do genocídio dos caboclos, a partir da Guerra do Contestado, e da violência pelos séculos de escravidão no país.
Três atividades da programação foram realizadas no IFC Concórdia. A primeira delas, na manhã do dia 16, foi o Cine Debate “Águas Santas”, documentário produzido pelo IFSC Caçador. À tarde, houve a palestra com Marcio Chagas, que tratou a temática “Esporte e racismo no Brasil”. No dia 21, à noite, o campus recebeu Marcio Lucio Costa, (ex-goleiro Aranha), para falar sobre “A cultura do racismo no esporte”. Respondendo à perguntas do público, formado principalmente por estudantes do IFC Concórdia, Aranha afirmou que um dos principais caminhos para o fim do racismo é a educação.
Comunicação IFC Concórdia