“Comunicação de Influência: a encarnação das marcas por meio das mídias sociais” é o título do livro publicado pela jornalista do IFC Concórdia, Nanachara Sperb. O lançamento foi realizado no dia 12 de novembro, durante a semana na qual ocorreu a Feira do Livro na cidade. Ao longo dos capítulos são levantadas e discutidas questões relacionadas às estratégias dos influenciadores digitais na construção de valores e da relação deles com os seguidores, bem como em relação às marcas, na sociedade contemporânea. É examinado o processo pelo qual os influenciadores digitais se inscrevem nesse circuito, construindo valores e se constituindo como tais.
Em Comunicação de Influência, o processo de influência é reconhecido como um jogo de estratégias em que o influenciador digital tem caráter persuasivo para a formação do imaginário. Esses sujeitos estão ligados à gestão de marcas e a ações voltadas ao movimento do campo do consumo. Os influenciadores digitais se constroem como sujeitos investidos de uma aura que os dota de valor como opinadores, pois criam objetos-valor em circulação, modalizados pelo poder e pelo querer. Partindo do ambiente das mídias sociais e por meio da criação de conteúdo, exercem influência sobre o público, criando uma aura em torno de si e tornando-se, assim, a própria marca, com seus valores próprios, chegando ao conceito de “marca de marca”.
Nanachara Sperb é jornalista, doutora em Comunicação e Linguagens, e servidora do IFC Concórdia desde 2010.
Cecom IFC Concórdia