Acreditamos e chegamos lá, nosso curso é Conceito 5 na avaliação quadrienal da CAPES 2017-2022. Isso é fruto do trabalho e entrega dos docentes, discentes, apoio institucional e da comunidade (empresas e órgãos públicos).
O Mestrado Profissional em Produção e Sanidade Animal (PPGPSA: https://ppgpsa.ifc.edu.br/) do Instituto Federal Catarinense (IFC) ocorre nos Campi Araquari e Concórdia, tendo a Embrapa Suínos e Aves (https://www.embrapa.br/suinos-e-aves) como principal parceira. O curso iniciou em agosto de 2016, após recomendação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), autorizar o funcionamento, com atribuição de nota 3 (em uma escala de 1 a 5 para mestrados). Em setembro de 2022, foi divulgado pela CAPES a primeira avaliação, na qual obteve-se a nota máxima na avaliação dos cursos de mestrado, cinco. Vários critérios são utilizados para o estabelecimento da nota dentro de 3 quesitos (Programa; Formação e Inserção na Sociedade). Foi o único curso na área da Medicina Veterinária do Brasil que, nesta avaliação, subiu dois níveis na pontuação (de 3 para 5).
No Brasil, na área de veterinária, há apenas 10 mestrados profissionais. O curso conta, atualmente, com 16 docentes permanentes e 5 colaboradores. Desde o início (2016) houve o ingresso de 166 alunos, com 111 já concluintes (diplomados). A maior parte dos alunos é proveniente das agroindústrias (61), mas há vários profissionais que atuam em vigilância/defesa sanitária (16), empresas de nutrição (10), prefeituras (8) instituições de ensino (8), de extensão (7), ou de pesquisa (7), genética (6), dentre outras.
A partir da nota cinco, conceito máximo para um curso de mestrado, os docentes do curso proporão à CAPES, no início de 2023, a abertura de um doutorado profissional. A proposta já foi aprovada nas instâncias internas do IFC (CONSEPE e CONSUPER). Se aprovado pela CAPES, espera-se iniciar as atividades do Doutorado no segundo semestre de 2023 ou em 2024.
Grato a todos,
Professores Adolfo Jatobá, Ivan Bianchi, Ricardo E. Mendes e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
Maiores informações em:
(49) 3441 4837 – (47) 3803 7262 |
|