A direção do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia (IFC), em conjunto com a coordenação do curso de Medicina Veterinária e diante da repercussão de postagens nas mídias sociais que supostamente reportam descaso da instituição em relação a um animal que foi abandonado no campus, vem a público esclarecer:
Não é verdadeira a informação de que a instituição negligenciou o aparecimento do animal no campus. Em que pese não termos a possibilidade legal de abrigar os animais que são frequentemente abandonados nas imediações do campus e dadas as limitações orçamentárias e sanitárias, nos sensibilizamos com a situação. O referido animal recebeu a devida atenção, sendo alimentado, abrigado provisoriamente e encaminhado para tratamentos, quando fosse necessário. No curso deste processo, vinham sendo intentadas ações junto a servidores e alunos para providenciar a adoção permanente do animal.
Ressalta-se ainda que a gestão do campus não foi contactada e/ou comunicada da retirada do animal da instituição, tendo tomado conhecimento de tais fatos pelas mídias sociais.
O IFC Concórdia é sensível às situações de abandono animal, por isso atua firmemente na construção de uma política institucional de atenção aos animais domésticos (cães e gatos) que estão semi-domiciliados e/ou transitam no campus, garantindo sua saúde e bem-estar, sem descuidar da fundamental segurança de estudantes, técnicos, docentes e das pessoas que visitam a instituição. Neste contexto, é importante destacar que frequentemente cães e gatos são capturados e conduzidos ao curso de Medicina Veterinária para castração e demais cuidados. Tais ações são desenvolvidas como práticas pedagógicas.
O campus Concórdia conta com o curso Medicina Veterinária há mais de uma década, sendo este formado por profissionais sérios, qualificados e comprometidos com a oferta de ensino público e de excelência. Cabe destacar que as ações finalísticas do curso são direcionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Apesar de o curso realizar atendimentos clínicos, tais demandas são programadas para suprir as necessidades pedagógicas.
Entre as diversas ações voltadas ao controle populacional, à promoção do bem-estar animal e à proteção da saúde e segurança da comunidade acadêmica, importa dizer que a gestão do campus está em tratativas com o Poder Público local com o objetivo de formalizar parcerias a fim de viabilizar ações que possibilitam a ampliação do atendimento de animais.
Infelizmente, apesar de ser caracterizado como crime ambiental, o abandono de animais é um problema grave em todo o Brasil e o enfrentamento da situação é algo complexo que carece de políticas públicas, investimento e medidas específicas para se atingir resultados satisfatórios.
Assim, a direção-geral do IFC campus Concórdia e a coordenação do curso de Medicina Veterinária com seu conjunto de servidores e alunos, repudiam as informações inverídicas que estão circulando nas mídias sociais, as quais tendem a desprestigiar de forma irresponsável a imagem da instituição e prestar um desserviço à população, por meio do repasse de informações equivocadas que não coadunam com a realidade desta instituição que, há mais de cinco décadas, atua de forma comprometida e é sensível aos apelos e às reivindicações da comunidade local e regional.
Reiteramos ainda que, em despeito dos ataques sofridos, continuamos comprometidos com a comunidade local e regional, com a excelência na educação e no acesso de todos ao ensino gratuito e de qualidade.