No aniversário de 57 anos do IFC Concórdia, a instituição teve a grata satisfação de dar o clique inicial das atividades da usina fotovoltaica do campus. A estrutura, que conta com 584 módulos, pode gerar até 185 quilowatts de potência em seus momentos de pico, com média de 120 quilowatts. Com a energia gerada a partir da incidência solar, a estimativa de economia mensal de aproximadamente 25% no valor gasto com energia elétrica no campus. A energia fotovoltaica, também conhecida popularmente como energia solar, utiliza a luz do Sol para produzir eletricidade. Por usar esse recurso renovável e inesgotável, não emitir gases poluentes durante a produção da energia e por não causar impactos ao meio ambiente, já que não necessita grandes acúmulos de água, essa alternativa é chamada também de energia verde.
A reitora do IFC, professora Sonia Regina de Souza Fernandes, lembra que a usina que entra em funcionamento em maio de 2022 resulta de esforços que iniciaram ainda em 2016, quando o IFC aderiu ao Energif – Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal. O programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Internacional) que tem o objetivo de criar a cultura das energias limpas e renováveis em ambientes educacionais. “Quando o Ministério da Educação destinou o recurso específico, em 2019, nós abraçamos. Por ter uma visão de futuro e ter se planejado, o IFC conseguiu concorrer ao edital e trouxemos esse recurso. Isso tudo, hoje, junto com recursos próprios do campus, resulta nessa economicidade gerada pela usina fotovoltaica”, diz a reitora. Conforme relata o Pró-reitor de Administração do IFC, Stefano Demarco, além da usina fotovoltaica inaugurada no campus Concórdia, outras três estão em implantação: nos campi Rio do Sul, Camboriu e Araquari.
“A usina fotovoltaica marca o início da geração de energia limpa no campus e possibilitará uma importante economia mensal, valor este que será reinvestido para a manutenção dos subsídios na alimentação de nossos discentes”, afirma o diretor do IFC Concórdia, Rudinei Kock Exterckoter. Ressalta ainda a importância dos parceiros externos à instituição e que permitiram que a instituição atinja seus objetivos. Exemplo disso, na execução da usina fotovoltaica, é a prefeitura de Concórdia, que colaborou com a terraplanagem da área onde está instalada a estrutura.
Aniversário do campus
Em 1965 começavam as atividades do então Ginásio Agrícola Concórdia. Nascia um espaço com a função de semear a técnica, de lapidar a mão de obra trabalhadora, de brotar o progresso nas terras oestinas de Santa Catarina. O sonho da terra cedeu espaço para estruturas novas e para novas ideias que convivem com o objetivo original e maior: respeitar o homem, a terra, seus produtos e usufruí-la da melhor maneira possível. Em 2008, brota do anseio comunitário o IFC campus Concórdia. A terra, o alimento, o aperfeiçoamento, a formação profissional e a de professores mesclou-se na oferta de novas perspectivas de trabalho e de formação na região do Alto Uruguai Catarinense.
Desde 1965, muito se fez pelo campus Concórdia. A estrutura da qual hoje a comunidade pode usufruir é fruto do trabalho de diversas mãos: servidores ainda na ativa e outros que já encerraram suas atividades, mas que acreditaram no IFC- Campus Concórdia e dedicaram seu trabalho à instituição. Cada aniversário é um marco. Em 2022, comemora-se 57 anos de passagens, de chegadas e partidas, de trabalho e de progresso. Nesses 57 anos a escola cresceu e as atividades se diversificaram, prezando sempre pelo ensino público, gratuito e de excelência – um dos lemas da instituição. Conforme Exterckoter, a atividade festiva alusiva aos 57 anos do campus é importante não somente pelo aniversário, mas também para celebrar a retomada das atividades presenciais no campus como um todo.
Autoridades presentes
Participaram das atividades comemorativas os servidores técnico administrativos e docentes do IFC, estudantes dos diversos níveis de ensino ofertados, membros da APP (Associação de Pais e Professores) e a comunidade em geral. A imprensa concordiense também esteve presente e diversas autoridades também prestigiaram os atos festivos. Estiveram no IFC Concórdia a reitora do IFC, Sonia Regina de Souza Fernandes, o pró-reitor de Administração do IFC< Stefano Moraes Demarco, o prefeito de Concórdia, Rogerio Luciano Pacheco, o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Martini, os vereadores Closmar Zagonel, Margarete Dalacosta, Fabio Ferri, Ingrid Fiorentin e Vilmar Comassetto e o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Caetano, Ruimar Scortegagna, representando o deputado federal Pedro Uczai e Ivanda Santhier, representando o deputado estadual Neodi Saretta.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, presidida pelo deputado estadual Moacir Sopelsa e acolhendo proposição do deputado estadual Neodi Saretta, enviou mensagem em homenagem aos 57 anos do IFC Concórdia, dizendo: “Destacamos seu papel no desenvolvimento educacional e interferindo positivamente na realidade social e econômica da região, sendo motivo de reconhecimento”.
Cecom IFC Concórdia