“Desafios e possibilidades da agricultura sintrópica no Brasil” será o tema da palestra de abertura do curso de Agroecologia com ênfase em Agrofloresta, que será ofertado pelo IFC Concórdia nas modalidades Pós-graduação Lato Sensu – especialização e Qualificação Profissional. O tema será tratado por José Fernando do Santos Rebello, no evento agendado para 8 de abril, às 18h30, no Auditório Central do campus. A participação é gratuita, certificada e aberta para a comunidade em geral. Em função ds vagas limitadas, é necessário inscrever-se com antecedência, no link bit.ly/Palestra08abril.
Agricultura sintrópica é o sistema de cultivo agroflorestal caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente. O modelo foi desenvolvido pelo suíço Ernst Götsh, agricultor e cientista genético. O pesquisador defende que os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma quanto em sua função e dinâmica.
Conforme a coordenadora do curso, professora Caciane Peinhof Mega, este é um caminho para a sustentabilidade, por trabalhar com a recuperação pelo uso. Segundo ela, “o destaque é a recuperação do solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo de água, independente de insumos externos, valorizando a produtividade”, explica. E complementa: “Diante dos desafios econômicos e ambientais, a agricultura sintrópica nos ajuda a trabalhar a favor da natureza e não contra ela”.
O palestrante, José Fernando dos Santos Rebello é analista do Ibama, biólogo, engenheiro agrônomo e um dos fundadores do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas), instituição que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de modelos para a agricultura sintrópica mecanizada e torná-la acessível em todo o planeta.
Cecom IFC Concórdia