Notícias

Inscrições abertas para nova pós em Agroecologia

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Estão abertas, até dia 27 de fevereiro, as inscrições para o novo curso de pós-graduação do IFC Concórdia, “Especialização em Agroecologia com ênfase em Agrofloresta”. O curso é totalmente gratuito: não haverá cobrança de inscrição ou mensalidade, e será realizado principalmente na modalidade a distância (EaD), oportunizando a participação de estudantes de outras localidades. Haverá uma disciplina em formato presencial, que acontecerá em sextas à noite e sábados durante o dia. As datas das aulas presenciais serão divulgadas após o início do curso, marcado para 31 de março.

A seleção dos candidatos será com base na análise do memorial descritivo e pontuação alcançada. O edital completo e os documentos necessários para a inscrição estão publicados no site: bit.ly/PosAgrofloresta. A partir da divulgação dos candidatos classificados e selecionados, no dia 18 de março, as matrículas serão recebidas até o dia 24. As aulas iniciarão no dia 31 do mesmo mês.

O curso se destina a profissionais graduados em qualquer área, mas especialmente aos que tenham interesse na produção agroecológica para atuar em sistemas agroflorestais biodiversos. Ao fim do curso, o acadêmico apresentará uma formação técnico-científica capaz de detectar a possibilidade de uma transição de sistema de produção, avaliando as características locais, ambientais e culturais. Além disso, deve ter a sensibilidade para atuar de forma integrada ao meio ambiente e sistema produtivo baseado na biodiversidade local, com respeito à conservação do solo, água e ar, garantindo segurança alimentar à população.

O uso de agroflorestas biodiversas e a recuperação de áreas degradadas são estratégias para atender ao compromisso assumido pelo Brasil de redução de taxas de emissão de carbono. Essas ações beneficiam diretamente a propriedade rural com maior fonte de recursos e melhora as condições ambientais. Conforme a coordenadora do curso, a professora Caciane Mega, existem várias iniciativas em nível mundial que visam a transformação dos meios de produção e o respeito ao ambiente, algumas delas utilizando de técnicas de produção biodiversa, embasadas no princípio da agroecologia para a concretização de modelos mais sustentáveis de produção. “Porém, temos muito a avançar nos sistemas alternativos de produção, por isso divulgar e formar pessoas para levar esse conhecimento até o campo é fundamental”, finaliza.

Cecom IFC Concórdia