Foi lançada oficialmente, em 8 de dezembro, no Centro de Eventos de Concórdia, a 16ª edição do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense – a Tecnoeste 2022. O evento será realizado de 15 e 17 de fevereiro de 2022, organizado e promovido pelo IFC Concórdia e Copérdia. O objetivo é difundir tecnologias voltadas ao homem do campo e contribuir para o fortalecimento e a profissionalização do meio rural.
A previsão é que cerca de 300 expositores apresentem suas tecnologias. As obras no Parque do Tecnoeste no Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia, estão sendo intensificadas. Neste momento, o foco são as obras de infraestrutura. A intenção é promover diversas melhorias, proporcionando mais conforto e acessibilidade aos expositores e ao público em geral.
O tema permanece: “Gestão, qualidade de vida e sucessão na propriedade rural”. De acordo com o coordenador-geral do Tecnoeste, Flávio Zenaro, a previsão é que cerca de 300 expositores apresentem suas tecnologias. “Teremos todas as coordenações com as atividades-padrão, agregação de valores, agricultura, avicultura, bovinocultura de corte e de leite, exposição de máquinas e equipamentos, horto medicinal, meio ambiente, ovinocultura, piscicultura, reflorestamento e suinocultura”, aponta o coordenador, mencionando ainda que haverá uma atração especial relacionada ao Agro 4.0.
“Nas instituições de ensino é muito comum se discutir sobre agronegócio versus agricultura familiar. O Oeste de Santa Catarina é, possivelmente, um dos últimos e mais importantes redutos da agricultura familiar no país. A agricultura familiar é a base do agronegócio”, afirma o diretor-geral do IFC Concórdia, Rudinei Kock Exterckoter. Segundo ele, a realização do Tecnoeste só é possível por causa do capital social construído ao longo das gerações e das diferentes lideranças que passaram e dão continuidade ao evento.
Para os estudantes do Instituto Federal Catarinense, seja dos cursos técnicos, superiores ou pós-graduação, o Tecnoeste é uma oportunidade ímpar de contato com empresas e tecnologias,. Além disso, “ter a oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvemos no IFC é algo muito rico”, finaliza Exterckoter.
Cecom IFC Concórdia