Com 22 vacas leiteiras, o Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia é o 4º melhor no ranking de Contagem de Células Somáticas entre os aproximadamente mil produtores de leite de Concórdia. Os dados foram coletados pela cooperativa Copérdia. A contagem média do IFC, de janeiro a maio de 2021, foi de apenas 74.000 CS/mL, enquanto a média geral dos produtores foi 436.000 CS/mL. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Instrução Normativa nº 76/2018, recomenda que a média geométrica trimestral da CCS deve ser de no máximo 500.000 CS/mL (quinhentas mil células por mililitro de leite).
A contagem de células somáticas (CCS) é um dos principais indicativos de qualidade do leite. Em geral, são células de defesa do organismo (glóbulos brancos) que combatem microorganismos de diferentes capacidades de causar doença em um hospedeiro suscetível e que estão presentes nas células da glândula mamária. Se há danos nas células secretoras, o fluxo de células somáticas de defesa no leite produzido aumenta, acarretando o aumento da CCS. Ou seja, a CCS está ligada à sanidade do úbere: quanto menor a contagem, melhor é a saúde do animal e, portanto, o leite é de melhor qualidade.
Os níveis de contagem do rebanho do IFC Concórdia é um indicador que coloca o campus como destaque e referência para outros produtores da região. “A dedicação da equipe em todos os detalhes do manejo, desde a higienização das instalações e equipamentos até o manejo dos animais, principalmente no momento da ordenha, são fatores que recebem atenção direcionada diária e continuamente”, afirma o coordenador de Zootecnia do campus, Fabiano Deola. Destaca ainda que diversas melhorias vêm sendo feitas nos setores de Zootecnia do campus para que se alcance sempre melhores resultados. Deola destaca ainda o acompanhamento do médico veterinário Rodrigo Pivatto em prol da sanidade do rebanho e na prevenção, controle e tratamento de mastites, bem como orientações de manejo mais apropriadas para a realidade da fazenda. “São diferenciais para que se consiga esse resultado de destaque”, ressalta o coordenador. Além disso, a aproximação com a equipe técnica da Copérdia eleva o nível das discussões, garantindo decisões cada vez mais assertivas para chegar aos resultados pretendidos.
Cecom IFC Concórdia