Foi realizada, no dia 26 de junho, a palestra “Saberes da pesquisa e formação de professores: diálogos com a docência”, ministrada por Joselma Ferreira Lima e Silva, do Instituto Federal do Piaui. A programação fez parte das atividades integradoras do curso de especialização em Educação Matemática, que fomentam o debate com convidados externos a respeito de temas relacionados ao componente curricular e da pesquisa como fundamento do trabalho educativo.
Conforme a professora Andriceli Richit, organizadora da atividade, discutir reflexivamente sobre os saberes da pesquisa na formação de professores é de extrema relevância para a formação inicial e continuada de professores: “Concebemos esses saberes como aqueles que envolvem, principalmente, docentes e discentes numa ação potencial sobre os processos de ensino e aprendizagem, a partir do trabalho com o conhecimento, numa relação unívoca entre teoria e prática, pesquisa e formação, fundamentados nas experiências com o ciclo investigativo, considerando todas as suas fases como estratégia didático-metodológica. Trata-se de saberes necessários na formação inicial e continuada, que se constituem através de um movimento processual, cíclico, dinâmico e criativo de aprendizagem e ensino. Logo, possibilitam que professores planejem, regulem ou orientem a prática pedagógica, e ampliem suas percepções sobre o processo de aprendizagem, evitando dessa forma a separação entre o mundo da investigação e o universo da prática de sala de aula”.
Cecom IFC Concórdia