O livro “A relação público-privada na educação: um estudo da sua construção”, de autoria da professora Liane Vizzotto, foi lançado no dia 18 de junho de 2021, durante a Semana Acadêmica de Licenciatura em Matemática do IFC Concórdia – evento online. A obra é resultado da adaptação da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), em 2018.
A obra analisa os elementos que sustentam a construção das parcerias entre a administração pública e o setor privado no campo da educação em municípios catarinenses. As conclusões apontam que a construção das parcerias ocorre a partir da inter-relação de três aspectos − políticos, pedagógicos e legais −, resultado do nexo do projeto formativo do setor privado com a materialização de políticas educacionais advindas dos parceiros em direção à educação pública.
Conforme a autora, a contribuição para a educação está na defesa da educação pública alinhada, antes de tudo, às necessidades dos indivíduos que têm apenas na escola pública e gratuita a possibilidade de acesso à educação de qualidade. Não aquela qualidade cujo conceito é construído sobre as bases do pensamento neoliberal, mas na concepção educativa que encontra na filosofia da práxis uma visão criadora, crítica e assentada na formação humana. “O desafio maior é a construção de outro projeto educacional que não o que se consolida por meio do avanço dos interesses privados, mas capaz de problematizar a naturalização do mundo marcado pelas imensas desigualdades econômicas e sociais” afirma Liane, na sinopse do livro.
Liane Vizzotto é pedagoga, mestre e doutora em Educação. Desde 2011 é docente do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. Desenvolvendo pesquisas no campo das políticas educacionais com foco na relação público-privada, atualmente se dedica à análise dos elementos que contribuem para a construção dessas relações na educação.
Cecom IFC Concórdia