O Instituto Federal Catarinense (IFC), que tem um de seus campi em Concórdia, está entre as melhores instituições de ensino superior no Brasil, de acordo com os indicadores do Índice Geral de Cursos (IGC). Os dados foram publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), no dia 23 de abril. Em Santa Catarina, o IFC obteve nota 4, assim como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu 5, que é a nota máxima.
Para a professora Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do IFC, esses processos avaliativos são importantes para contribuir na garantia da qualidade da educação superior no Brasil. “Em Santa Catarina, o fato das quatro instituições públicas federais terem ficado com notas 4 e 5, representa o nosso compromisso na direção do desenvolvimento regional e estadual”, destaca Fernandes.
IGC e CPC – o Índice Geral de Cursos (IGC) é calculado anualmente e expresso em notas de 1 a 5, com base na média de indicadores dos últimos três anos. Um deles é a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avalia o desempenho dos acadêmicos com base em todo o processo formativo. A avaliação leva em conta também a qualidade dos professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos das instituições.
Além do cálculo do IGC, o desempenho no Enade também é utilizado para calcular o indicador de qualidade dos cursos, chamado de Conceito Preliminar de Curso (CPC), em uma escala de 1 a 5. De acordo com a avaliação realizada em 2019, receberam conceito 4 os cursos de Agronomia (Concórdia, Rio do Sul e Santa Rosa do Sul); Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica (Luzerna) e Medicina Veterinária (Concórdia e Araquari). Engenharia de Alimentos (Concórdia) recebeu conceito 3.
Todos os indicadores estão disponíveis na página do Inep.
Cecom Reitoria e Cecom Concórdia