A criatividade é a verdadeira riqueza das nações no século XXI. A afirmação é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em relatório especial publicado em 2018. Desde então, o dia 21 de abril é marcado pela conscientização sobre a importância da criatividade na solução de problemas. No Instituto Federal Catarinense, a inovação e a criatividade se manifestam nas mais diferentes áreas. O órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de pesquisa, pós-graduação e inovação, integradas ao ensino e à extensão no campus Concórdia, é a Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. O setor também promove ações de intercâmbio com instituições e empresas no fomento à pesquisa, ciência e tecnologia.
Todos os Institutos Federais têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, por isso investem em iniciação científica e fortalecimento dos projetos de pesquisa, incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores e a cooperação científica nacional e internacional. A Iniciação Científica (IC) é um instrumento de formação que introduz estudantes de graduação e cursos técnicos na pesquisa científica, fornecendo apoio teórico e metodológico para a realização de projetos de pesquisa. As bolsas de IC são incentivos individuais para pesquisas vinculada a projetos desenvolvidos por docentes pesquisadores.
O IFC atua de forma integrada às demandas sociais e aos arranjos produtivos locais, por meio de cursos técnicos, graduações e pós-graduações oferecidos gratuitamente à toda população. No campus Concórdia, os cursos oferecidos são: Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos e Técnico em Informática – todos integrados ao Ensino Médio, Agronomia, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária – bacharelado, Física e Matemática – licenciaturas. Há também os cursos de pós-graduação em Educação Matemática – especialização e Produção e Sanidade Animal – mestrado.