A ensilagem de milho é a melhor forma de armazenar alimento para garantir a estabilidade nutricional de animais em todos os períodos do ano, sendo utilizada principalmente para bovinos de leite. Quem afirma é o coordenador de zootecnia do IFC Concórdia, Fabiano Deola. Segundo ele, a qualidade do alimento depende de decisões técnicas que precisam ser tomadas durante o processo, como o ponto de colheita, o tamanho das partículas e o grau de compactação.
As principais estratégias para superar as adversidades climáticas e operacionais enfrentadas desde o plantio do milho até o fechamento dos silos foram estabelecidas em conjunto com o professor e coordenador de agricultura Otávio Bagiotto Rossato. Para o ano de 2021, a previsão é colher 15 hectares de milho nas unidades de campo didático do IFC Concórdia, que tem por objetivo fornecer aos estudantes a aproximação com a realidade local e regional, reafirmando o compromisso da instituição de ofertar educação pública, gratuita e de qualidade.
A parceria para o plantio das culturas no campus abrange as coordenações de Agricultura e Zootecnia do IFC Concórdia e conta com apoio da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Prefeitura Municipal de Concórdia, e as empresas Nogueira, Geval e Agrária Nutrição Animal.
Nanachara Sperb / Cecom – IFC Concórdia