Atualização em 15 de março de 2021:
Considerando a reunião realizada no dia 12/03/2021 para debater a situação atual da pandemia de Covid-19 no estado de Santa Catarina e os desdobramentos desse cenário para o IFC, o Comitê de Crise torna públicas as seguintes deliberações:
- O Comitê de Crise do IFC definiu por manter a suspensão total das atividades presenciais, nos campi e na Reitoria, por pelo menos mais uma semana. Depois desse período, o Comitê se reunirá novamente para avaliar a situação atual da pandemia no estado de Santa Catarina.
- Durante este período, recomenda-se que os campi e a Reitoria avaliem a possibilidade de retorno das atividades essenciais, segundo definições feitas pelo próprio Comitê. Dentre as atividades em questão, destacam-se, dentre outros, o serviço de malote e também o processo de matrícula presenciais.
A nova reunião do Comitê de Crise está prevista para o dia 22/03/2021.
Nota publicada em 26 de fevereiro de 2021:
Considerando a reunião emergencial do Comitê de Crise realizada no dia 26/02/2021, em atendimento à necessidade da intensificação das medidas sanitárias – no momento em que vivenciamos o agravamento da pandemia, especialmente evidenciado pelo colapso no sistema de saúde de Santa Catarina -, e objetivando a redução da circulação de pessoas nos campi e na Reitoria do IFC, fica determinada a suspensão das atividades abaixo elencadas, pelo período de 15 dias, a contar das 18h do dia 26/02/2021:
-
O cronograma dos editais de ingresso (as etapas que requerem presencialidade);
-
No caso dos editais de ingresso com período de inscrições abertas, suspende-se o plantão presencial de atendimento.
-
As demais atividades presencias autorizadas anteriormente por este Comitê, ressalvadas as atividades mencionadas na Nota publicada em https://informecoronavirus.ifc.edu.br/2020/03/20/orientacao-a-comunidade-ifc/#more-99, quais sejam:
-
Segurança/vigilância patrimonial;
-
Manutenção dos serviços informatizados (essenciais, com conectividade: sites, SIG);
-
Manutenção do trato e da saúde dos animais alojados nas unidades agrícolas, bem como do manejo de cultivos vegetais de acordo com o estado de desenvolvimento e tratos culturais tecnicamente recomendados;
-
Manutenção de experimentos que possam acarretar em perdas técnicas e científicas irreparáveis;
-
Supervisão de materiais laboratoriais que precisem de acompanhamento técnico;
-
Recolhimento e destinação de materiais e/ou alimentos perecíveis;
-
Monitoramento do adequado funcionamento das instalações e dos equipamentos da unidade.
-
Serviços terceirizados deverão seguir as recomendações comuns à população, além daquelas estabelecidas em comum acordo com empresa contratada, no sentido de se atender minimamente aos serviços aqui descritos como essenciais. Cabe a cada unidade planejar, junto às empresas, o dimensionamento adequado da força de trabalho e a distribuição de atividades a serem executadas.
Atividades programadas para acontecer presencialmente nos próximos 15 dias e que não são passíveis de reagendamento poderão ocorrer mediante cumprimento das normas sanitárias.
O desenvolvimento das atividades essenciais a serem realizadas de forma presencial no campus deve observar integralmente as normas de prevenção estabelecidas pelas unidades sanitárias, especialmente quanto ao uso permanente de máscaras em suas dependências, à higienização das mãos com álcool em gel 70% e à manutenção de medidas de distanciamento social.
O Comitê de Crise se reunirá novamente em 12/03/2021 para reavaliar a situação.
- Nota disponível em: https://informecoronavirus.ifc.edu.br/2021/02/26/nota-emergencial-do-comite-de-crise-26-02-2021/