Cinco estudantes do Instituto Federal Catarinense – campus Concórdia participaram e alcançaram as melhores posições na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Alessandra Valéria Vortmann (EMI* Técnico em Alimentos Alimentos), Ana Paula Minatti e Rafael Hentz (EMI Técnico em Informática para Internet) conquistaram medalhas de ouro; Fernanda Vortmann (EMI Técnico em Alimentos) e Luis Eduardo Bet (EMI Técnico em informática para Internet), medalhas de bronze. A competição foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, de forma online.
O estudante Rafael Hentz participou também da Mobfog, obtendo medalha de prata na competição. Em 2019, o estudante já havia competido na Oba, conquistando, na ocasião, medalha de bronze. Para saber mais, leia a notícia aqui. Ana Paula Minatti também se destacou na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), realizada no mês passado. Para saber mais, leia a notícia aqui.
A Oba e a Mobfog são eventos coordenados por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (Sab) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), com apoio do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A olimpíada é disputada por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Em 2020, 203 mil estudantes realizaram as provas online da Oba.
No IFC Concórdia, a atividade foi coordenada pelo professor Lucas Ramos Vieira, que está à frente do projeto de extensão “Divulgação da Astronomia e observação do céu noturno (PJ114-2020)”.
*EMI – Ensino Médio Integrado
Nanachara Sperb/Cecom IFC Concórdia