Estudantes do IFC Concórdia conquistaram boas classificações na 3ª edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais, a Omif. Do campus Concórdia, destacaram-se os estudantes Johannes Thomas Braatz Wildner e Ana Paula Minati, com medalha de prata, Julia Rossin Bonassi e Pedro Augusto Ferro, com medalha de bronze, e Julia Cristina Moreira da Silva, Laisa Cristina Suhre, Everton Antonio Romani e Gabriel Silveira dos Santos, com menção honrosa. Participaram da olimpíada 39 estudantes de todos os anos do Ensino Médio. A competição tem duas fases e, em 2020, foi realizada de forma online, nos meses de outubro e novembro.
A Omif é uma competição de Matemática direcionada para estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino Médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. Normalmente, a olimpíada é realizada em duas etapas, sendo a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal. Este ano, a atividade foi realizada totalmente online, tendo apenas uma prova objetiva de 1ª fase e um evento ao vivo na 2ª fase, ambos online. Pensada como um projeto de ensino, a Omif nasceu no “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”, como parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.
A proposta busca estimular o interesse pela Matemática nos estudantes, contribuir para a redução de déficits no aprendizado do ensino fundamental e médio, melhorar o desempenho dos estudantes na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.
Nanachara Sperb – Cecom/IFC Concórdia