Será publicada em dezembro de 2020 a primeira edição da revista Contraponto, periódico científico do Instituto Federal Catarinense que abrangerá as áreas da Educação, Educação em Ciências e Educação Matemática. A inspiração para o nome veio do dicionário, que define a palavra como “composições musicais que sobrepõem melodias diferentes para serem executadas ao mesmo tempo; aquilo que, mesmo apresentando oposição ou contraste, complementa um assunto ou texto”. Ou seja, a revista se relaciona ao objetivo de divulgar pesquisas que, embora se constituam como um todo dentro de uma área, tenham características únicas e que podem derivar de ideias que se complementem ou que apresentem divergências.
“A implementação de tal proposta contribuirá para o fortalecimento dos cursos de licenciatura, de pós-graduação e dos grupos de pesquisa que compõem as áreas citadas. Contribuirá ainda, para a melhoria da qualificação profissional dos docentes envolvidos, visto que há previsão de contato e realização de trabalhos coletivos com docentes de outras instituições, no planejamento, na escrita e na avaliação dos artigos”, explica a editora-chefe da revista, professora Deise Reisdoefer. Os objetivos da Revista Contraponto são: estimular a realização e divulgação da produção acadêmica, dar visibilidade ao IFC em nível nacional, publicar trabalhos científicos de relevância, de modo a incentivar o compartilhamento de experiências e pesquisas exitosas, no âmbito do IFC e de outras instituições, colaborar para o desenvolvimento da Educação em esfera local, seja em instituições públicas ou privadas de Educação Básica, e contribuir para a socialização das produções intelectuais no contexto das áreas da Educação, Educação em Ciências e Educação Matemática.
O comitê editorial é composto por pesquisadores do campus Concórdia das áreas da Educação, da Educação em Ciências e da Educação Matemática e que constituíram a base do periódico, o nome, a identidade visual e as regras de submissão. A comissão científica é formada por pesquisadores vinculados a mais de 20 instituições de ensino superior nacionais e internacionais. A periodicidade será semestral, em formato eletrônico em página específica no site editora.ifc.edu.br. A revista está vinculada ao curso de Educação Matemática e aos grupos de pesquisa do IFC Concórdia. Será buscada a classificação Qualis Capes nas áreas de Ensino, Educação e Multidisciplinar, por meio da publicação de artigos e ensaios resultantes de atividades de pesquisas concluídas ou em andamento, assim como relatos de experiência e resenhas científicas. Cada edição terá, no mínimo, 75% do conteúdo como artigos de pesquisa.
A Revista Contraponto será um meio de comunicação e socialização de diferentes investigações, sendo um recurso para a consolidação científica de pesquisas, bem como veículo de divulgação da formação docente na região de abrangência do IFC. Além disso, pode entrelaçar-se à Educação Básica das demais instituições de ensino públicas e privadas, parceiras do IFC em diversas frentes, seja para complementação de programas (PIBID, Residência Pedagógica), projetos de pesquisa e de extensão e realização de estágios curriculares obrigatórios. “A consolidação desta revista científica, ultrapassa a dimensão do Ensino Superior e da Pós-graduação, mas abrange também a Educação Básica”, explica a editora-chefe, que menciona ainda o potencial impulsionador da verticalização de cursos no IFC, somando a isso a responsabilidade pela defesa e divulgação da educação pública, gratuita e de qualidade.
Nanachara Sperb – Cecom/IFC Concórdia