O “Atlas de Patologia Veterinária: não lesões, lesões sem significado clínico e alterações cadavéricas em bovinos”, organizado por Ricardo Evandro Mendes (professor IFC Concórdia), Taisson Rafael Mingotti (formado do campus) e John Francis Edwards (Professor emérito da Texas A&M University) foi lançado em 25 de agosto de 2020. Publicado pela Editora IFC, o material está disponível em versão impressa e também em e-book, clicando aqui. A obra é uma realização do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária do IFC Concórdia, com o patrocínio do Instituto Federal Catarinense, por meio do Edital nº 130/2018, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPI e do IFC Campus Concórdia.
Conforme os editores, entre os objetivos do manual, estão apresentar as principais não lesões, lesões sem significado clínico e alterações cadavéricas que ocorrem nos bovinos. Além disso, promover o treinamento dos estudantes e veterinários na técnica de necropsia de bovinos e aperfeiçoar a descrição de necropsia. Tais ações culminam no estabelecimento correto do diagnóstico de necropsia e/ou coerente descrição de necropsia e coleta de um material adequado para estabelecer o diagnóstico definitivo no laboratório.
Para saber mais sobre o Laboratório de Patologia Veterinária do IFC Concórdia, leia a matéria na 4ª edição da revista Zoom, clicando aqui.
Cecom/IFC Concórdia