O IFC obteve a 9ª posição entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o 132º lugar entre todas as instituições brasileiras de ensino superior com maior visibilidade na internet. O ranking, elaborado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), sediado em Madri (Espanha) se chama “Webometrics Ranking of World Universities” e calcula a visibilidade das instituições na web com base em indicadores de presença (conhecimento público compartilhado), de visibilidade (impacto do conteúdo na rede), de transparência (pesquisadores mais citados) e de excelência (artigos mais citados) a partir dos dados de aproximadamente 30 mil instituições de 200 países.
O objetivo do Laboratório Cybermetrics, grupo de pesquisa pertencente ao CSIC, ao elaborar o ranking é promover as publicações na internet, além de apoiar iniciativas de acesso livre e eletrônico para publicações científicas e outros materiais acadêmicos. Os indicadores utilizados não se baseiam no número de visitas ou design dos sites, mas no desempenho global e na visibilidade das IESs. A classificação iniciou em 2004, sendo atualizada duas vezes ao ano. Na edição mais recente, publicada em julho de 2020, 1349 instituições de ensino públicas e privadas brasileiras foram analisadas.
Para a professora Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do IFC, a divulgação desse ranqueamento ajuda a pensar o papel das instituições públicas em especial e, no caso brasileiro, das federais, na contribuição por meio da produção do conhecimento, da ciência, da tecnologia, da cultura e da própria arte com o desenvolvimento humano e social. “No contexto das universidades e dos institutos federais, é algo próprio defender a universalidade do acesso às suas produções. Contudo, muito nos orgulha obter dados, como este relatório, o qual mostra as instituições brasileiras em um posicionamento bastante favorável e com destaque para a tão recente e jovem Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Apesar da nossa juventude, figuramos entre as instituições clássicas nesse ranqueamento mundial”, destaca Fernandes.
Segundo a reitora, a colocação do IFC no âmbito da Rede Federal comprova que o Instituto vem desenvolvendo seu papel, cumprindo o que está na legislação que o cria, assim como na missão e visão institucional. “Este é o resultado do trabalho dos nossos professores, técnicos e estudantes. Enfim, da gestão como um todo, que vem se preocupando no decorrer da existência do IFC com a consolidação da produção do conhecimento, de uma ciência responsável que contribua com o desenvolvimento humano e social e que ajude na formação da cidadania dos nossos estudantes”, enfatiza.
Para conferir o ranking completo, acesse o site Webometrics.
Cecom/IFC Concórdia e Reitoria