Nos dias 07 e 9 de dezembro de 2019, bolsistas e voluntários do Programa Residência Pedagógica em Matemática apresentaram seminário das atividades de regência desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2019, para validação da disciplina de Estágio Supervisionado IV, conforme previsto no Edital 06/2018 da CAPES.
Na manhã de sábado do dia 07 de dezembro de 2019, apresentaram seminário os seguintes bolsistas: Anelise Boscatto, Julia Brunetto Rodio, Alessandra Wilsmann, Dirlei Salete de Souza, Edson Tarcisio Cruz Junior Mariane de Lima Bissolotti, Eliseu Lausch, Lucas Borges Vargas, Francini Coelli Schneider Schwingel e Lumara Frozza Rhoden. Já na noite de segunda-feira do dia 9 de dezembro de 2019, expuseram considerações sobre a regência realizada os bolsistas: Ian Rick Bartinski, Lilian Fernanda Battisti, Tatiana Tafarel, Willian Wagner de Brito Coura, Debora Dahmer, Renato Kioshi Ando, Débora Neumann, Felipe Júnior Crozetta, Arian Luis Zeni, Cleiton Fornari e Marsieli Dalla Corte Prezotto.
Na ocasião, o acadêmico Willian Wagner de Brito Coura, também apresentou o Seminário referente a disciplina de Estágio Supervisionando IV, ministrada pela professora Andriceli Richit.
Os dois momentos foram muito produtivos, pois os residentes expuseram elementos relacionados a regência, apontando para perspectivas, erros, acertos bem como alguns deles pontuaram aspectos relacionados ao próprio PRP. Foi possível perceber também algumas concepções bem fortes no que respeita a docência, processo ensino-aprendizagem de Matemática, as quais ainda precisam ser trabalhadas para que sejam desconstruídas e que tenhamos impactos nas práticas pedagógicas de futuros professores.
Ademais, a cada apresentação, houveram considerações a respeito de aspectos explicitados pelos residentes durante as exposições da perspectiva das professoras orientadoras Andriceli Richit e Eliane Paim, e dos professores preceptores: Camila Cristina Lopes, Sheila Crisley de Assis e Egon Schwarzbach.
De forma geral, as Coordenadoras do PRP – professoras Andriceli Richit e Eliane Paim destacam que alguns aspectos não privilegiados no contexto dos Estágios Supervisionados foram cumpridos por meio do PRP conforme objetivo estabelecido no Edital da CAPES, a saber “ induzir a reformulação do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência do Programa Residência Pedagógica”. Cumpre ressaltar, que o PRP, em sua primeira edição, já apontou algumas perspectivas importantes no que tange a formação inicial de professores, as quais, podem ainda ser aprofundadas em uma segunda edição, com possibilidades de início em 2020.