Entre os dias 22 e 24 de novembro de 2019, a professora do Curso de Matemática – Licenciatura, Andriceli Richit e os bolsistas do Programa Residência Pedagógica – Arian Luis Zeni, Dirlei Salete de Souza, Felipe Júnior Crozetta, Julia Senger e o pibidiano – Deivyd Kadu Barbieri, participaram do IV SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, na capital Vitória.
Durante o evento, os acadêmicos puderam participar de importantes discussões relacionadas ao cenário educacional brasileiro, em especial, a BNCC, quer seja por meio de palestras ou grupos de trabalho. Também puderam prestigiar a apresentação de comunicações orais e pôsteres. Na ocasião, os acadêmicos também apresentaram trabalhos na modalidade Pôster, expondo algumas das atividades que desenvolveram no âmbito do Programa Residência Pedagógica.
Ainda, no tocante as atividades, os acadêmicos e a professora puderam prestigiar uma importante palestra, intitulada “Contribuições do Lesson Study para o ensino e aprendizagem de Matemática”, metodologia esta oriunda do Japão e que tem inspirado currículos de vários países da Europa e demais partes do mundo. O Lesson Study consiste em uma metodologia voltada ao aprimoramento do ensino a partir da análise sistêmica das práticas pedagógicas dos professores e tem sido trazida a discussão no contexto brasileiro há pelo menos 10 anos, mas ainda conta com poucos pesquisadores.
Para o acadêmico Arian “A participação no evento ANPMAT, foi de grande contribuição tanto para a vida acadêmica quanto no cotidiano, pois através do evento podemos ver como a nossa educação básica está, para nos mantermos atualizados. Como o evento reuniu diversos lugares do Brasil, podemos conhecer diversas culturas diferentes juntas com o mesmo propósito, da melhoria da nossa educação básica. Com foi um dos primeiros trabalhos apresentados pelo acadêmico, foi de grande importância, onde tive uma nova experiência de apresentação através de pôster”.