Hoje com o avanço das ferramentas tecnológicas, que podem concorrer positiva ou negativamente com as instituições de ensino, busca-se um aumento de recursos para tornar o ato de ensino/aprendizagem mais dinâmico e interativo. Sob esse contexto, a criação de jogos educativos é uma boa alternativa incentivar as atividades acadêmicas. Neste sentido, os alunos Angelo H.G. Puntel e Anderson R. Vanzo, do curso de Curso Técnico Informática para Internet integrado ao Ensino Médio, sob orientação do professor de química Bruno Ribeiro Rabello, desenvolveram o jogo “MineElement” relacionado ao conteúdo de Estequiometria, que estuda os princípios de conservação de massa, assunto famoso pela declaração de Antoine Lavoisier (1743 – 1794) “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
O objetivo é coletar uma determinada quantidade de minério para ser transformada numa quantidade específica de metal necessária que foi previamente sugerida por um personagem. O jogo tem três diferentes fases e os jogadores devem calcular previamente a massa necessária a ser coletada. Todo trabalho foi desenvolvido em 2019 utilizando a linguagem GDScript, através do motor de jogos de código aberto Godot 3, e para criação da parte gráfica foi utilizada a versão 2.10.8 do software de criação e edição de imagens Gimp.
O jogo completo está disponível e pode ser baixado no link abaixo em versão para Windows. Mais informações podem ser requisitadas pelo contato bruno.rabello@ifc.edu.br.
Link com o jogo: knownt.gamejolt.io/mineelement