No dia 14 de agosto foi realizado nas dependências do IFC – Campus Concórdia, a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), do ano de 2019. A OBFEP é um projeto apoiado pelo CNPq e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.
A 1ª fase da OBFEP consiste numa prova com 15 questões objetivas e é destinada a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. No IFC – Campus Concórdia, a Olimpíada ocorreu no Auditório Central e contou com a participação de cerca de 60 alunos. Destes, dois passaram para a 2ª fase: Gustavo de Vargas e Rafael Hentz. A 2ª fase ocorrerá no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Caçador, no dia 19 de outubro.
A OBFEP possui, entre outros objetivos, despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, proporcionar desafios aos estudantes, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.