O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 2 de abril, Chamada Pública para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens (BNI). Os docentes selecionados vão participar da elaboração das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. A inscrição deverá ser efetuada de 3 a 24 de abril, exclusivamente pelo Sistema do BNI.
O BNI armazena itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep, incluindo o Enade. O objetivo é subsidiar provas capazes de estimar com maior precisão a proficiência dos estudantes com relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos respectivos cursos de graduação ou nas orientações do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.
O cadastramento e a seleção de colaboradores para elaboração e revisão de itens são destinados aos docentes que atuem nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.
Inscrições – Para se inscrever, o docente precisa cumprir os seguintes requisitos: ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, devidamente registrado e emitido por Instituição de Educação Superior (IES) credenciada pelo poder público competente; exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 18 meses, no curso de graduação para o qual pretende efetuar inscrição, comprovando o vínculo em IES credenciada pelo poder público competente; ter disponibilidade para as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do BNI, conforme funções e datas previstas no edital; não pertencer ao quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, do Inep, da Capes, do FNDE, do CNPq ou da Finep, ou estar em exercício em algum deles; ter reputação ilibada; não ter pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias; ter conhecimentos de informática, particularmente no que se refere ao uso de aplicativos de edição de texto; dispor de computador com sistema operacional Windows para acessar o ambiente virtual do BNI.
Critérios e seleção – Serão considerados os títulos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), experiência docente na educação superior e experiências em edições anteriores do Enade nos últimos dois ciclos avaliativos (2013 a 2018). A classificação de docentes obedecerá à pontuação obtida conforme os critérios e aqueles com maiores pontuações terão prioridade na convocação para a capacitação, observadas as necessidades de cada área. Todos os selecionados passarão por capacitação, quando serão repassadas as normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para o BNI.
Prazo – O período para a convocação dos profissionais selecionados vai de 25 de abril a 3 de maio. Já a capacitação será realizada de 6 a 24 de maio e a oficina de elaboração e revisão de itens de 3 a 21 de junho de 2019. Todas as etapas serão à distância.
O Banco Nacional de Itens (BNI) fornece insumos para as diversas avaliações e exames desenvolvidos pelo Inep, assegurando a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja prova ou questionário. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração/revisão. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.
O presente edital selecionará colaboradores para as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e para o componente de Formação Geral. Em um próximo estarão contempladas as áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Cursos Superiores de Tecnologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC