Neste ano, o Instituto Federal Catarinense (IFC) oferece uma nova opção de curso de Mestrado Acadêmico, totalmente gratuito. A novidade é o Mestrado em Educação, que terá as aulas ministradas presencialmente no IFC Campus Camboriú, a partir de maio, às segundas e terças-feiras, no período diurno. O curso terá duração de 2 anos.

Ao todo serão ofertadas 20 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: a) Processos Formativos e Políticas Educacionais; e b) Processos Educativos e Inclusão.

As inscrições para o processo seletivo serão recebidas entre 22 de janeiro e 10 de fevereiro pelo site https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf

Processo seletivo para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFC será realizado em três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, sendo divididas em: Etapa 1 – análise de projeto de pesquisa; Etapa 2 – prova escrita; e Etapa 3 – arguição e análise do Currículo Lattes.

Confira mais informações sobre as linhas de pesquisa:

a) Processos Formativos e Políticas Educacionais: A linha estuda os processos formativos e as políticas educacionais, tendo por base os fundamentos epistemológicos do campo educacional, nos diferentes períodos, contextos sócio-históricos e práticas sociais. Discute as políticas educacionais, consideradas como forças sociais em disputa, bem como suas interfaces com os processos formativos e com a gestão educacional. Problematiza a educação em e para os direitos humanos, envolvendo questões, temas e problemas contemporâneos em contextos formais e não formais. Investiga os processos de formação de professores e demais profissionais da educação, considerando as especificidades dos processos, seus níveis e modalidades de ensino, em espaços formais e não formais.

b) Processos educativos e inclusão: A linha Processos Educativos e Inclusão tem como objetos de estudo os processos educativos e as políticas de inclusão relacionados com os campos de interrogação epistemológica que problematizam a diferença, a diversidade, a desigualdade sociocultural e as formas históricas de manifestação do poder e dos contra-poderes. A educação, nesta perspectiva, é entendida como prática social comprometida com uma sociedade mais justa. Problematiza os processos que engendram a opressão e a exclusão, compreendendo a sociedade como espaço de disputas de poder que geram as desigualdades. Atua na perspectiva teórico-metodológica com diferentes temas do campo educacional, tais como: direitos humanos, movimentos sociais, inclusão digital e recursos tecnológicos na aprendizagem, educação especial, educação profissional e tecnológica, educação do campo, capital social e cultural, conceitos de classe, raça, etnia, povos indígenas e populações tradicionais no contexto brasileiro e latinoamericano.

Edital do processo seletivo está disponível no site do IFC.


Serviço

Seleção para mestrado em Educação
Inscrições: 22 de janeiro a 10 de fevereiro
Inscreva-se somente pelo site https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf
Edital aqui 
Início das aulas: maio de 2019
Informações pelo e-mail ppge@ifc.edu.br ou pelo telefone (47) 2104 0854  – atendimento das 7h30 às 13h30
Local: IFC Camboriú – Rua Joaquim Garcia, s/nº, Camboriú, Santa Catarina

Texto: Cecom/Reitoria
Rosiane Magalhães | Jornalista / JP 12.715/MG
Com informações da Cecom/Camboriú
(Atualizada dia 17/01 para acréscimo de informações)