Nesta segunda-feira, dia 4 de junho, servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram da sessão especial em comemoração aos 10 anos de criação do IFSC e IFC, no Plenário Osni Régis, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
Deputado Cesar Valduga (PCdoB), propositor da sessão especial, destacou a relevância do trabalho dos Institutos Federais no estado. “Sabemos o quanto essas instituições fazem o diferencial em Santa Catarina. É uma honra presidir essa homenagem, pois essas instituições são elementos muito importantes para o desenvolvimento do nosso estado, que vão além da formação profissional para empresa, mas também para formação pessoal. Estado precisa fortalecer ainda mais essas instituições”, enfatizou o deputado.
“Preferencialmente, o IFC busca o atendimento às demandas regionais de localização dos campi, esperando, com isso, a interferência positiva na transformação da realidade social e econômica, de forma a contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e regionais. Nas formaturas, em especial, podemos perceber essa transformação ao ver o orgulho das famílias nas quais, muitas vezes, aquele formado é o primeiro da família a concluir um curso técnico ou superior”, destacou Fernando José Garbuio, pró-reitor de Extensão do IFC, na ocasião representando a reitora Sônia Regina de Souza Fernandes.
Maria Clara Kaschny Schneider, reitora do IFSC, também ressaltou o papel transformador dos Institutos Federais. “Educação transforma a vida das pessoas e também de um país. Comemorar os 10 anos das instituições é especial porque vemos a mudança que fazemos na vida de muitas famílias. Uma conquista que só é possível com o envolvimento de todos os servidores que atuam nestas instituições”, reiterou a reitora.
Durante a solenidade, todos os campi receberam uma homenagem oferecida pelo deputado, a qual foi entregue aos respectivos diretores gerais dos campi ou seus representantes.
Ouça o podcast da Rádio Alesc.
Veja a matéria publicada pela Agência Alesc.
Texto: Cecom/Reitoria
Rosiane Magalhães | Jornalista / JP 12.715/MG