Entre 21 e 23 de fevereiro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Concórdia sedia o 14º Tecnoeste 2018 – Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense – com tema “Gestão, qualidade de vida e sucessão na propriedade rural”. Realizado em parceria com a Copérdia, o evento recebe diversos expositores, palestrantes e autoridades do setor que apresentarão produtos e novas tecnologias para os estudantes, professores e produtores rurais que veem à feira em busca de conhecimento e troca de experiências.
Realizada na manhã desta quarta-feira, dia 21, a abertura oficial contou com presença dos presidentes do Tecnoeste: Nelson Golinski (diretor geral do IFC Concórdia) e Valdemar Bordignon (presidente da Copérdia), autoridades, representantes de instituições dos setores produtivos e dos diversos parceiros na realização do evento.
“É necessário relembrar todos os diretores que já passaram pelo IFC Concórdia, pois nossa história com o Tecnoeste inicia-se desde os tempos de Escola Agrotécnica de Concórdia quando tínhamos apenas dois cursos. Hoje, com a inserção na Rede Federal, o campus ampliou sua atuação e oferta desde os cursos técnicos até o mestrado. Esse crescimento é refletido também na organização do evento que aprimora a cada edição, em parceria com a Copérdia. Hoje temos o Tecnoeste como o maior veículo de extensão do IFC Concórdia”, enfatizou Golinski.
Para Bordignon a parceria com IFC oportuniza o acesso da comunidade ao evento. “O Tecnoeste tem como finalidade a transferência de tecnologia para produtores que têm a oportunidade de conhecer o que há de mais tecnológico em suas áreas. Historicamente, os produtores da nossa região trabalham com persistência para superar dificuldades e, por isso, sabem da importância das novas tecnologias para o aumento da produção e para o sustento de suas famílias”, reforçou presidente da Copérdia.
Relação do produtor com as novas tecnologias também foi destacada por Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos e representante do Sindicarne. “Todos os participantes estão aqui em busca de conhecimento e evolução, pois sabem que o aumento da produção no oeste catarinense sempre foi fruto de novas tecnologias. Somos uma importante região produtora de proteína animal, mas o mercado está restrito. Para recuperar o espaço internacional que o Brasil perdeu na exportação de carnes, precisamos trabalhar ainda mais para retomar a confiança destes mercados e aumentar as exportações internacionais. Enquanto isso, o consumidor interno é quem está mais contente, pois a carne no Brasil está muito barata”, apresentou Lanznaster.
“É uma satisfação apoiar eventos como este que buscam a redução de custos e aumento da produção de forma inteligente. Assim, agregam valor para produtores e economia de todo estado. Por estas características, o Tecnoeste já entrou para calendário nacional de inovação tecnológica, não sendo mais referência apenas para Santa Catarina”, destacou prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco.
Fórum mais milho
Além das exposições e palestras oferecidas durante o evento, a programação do primeiro dia ganhou destaque especial com a realização dos paineis do “Fórum mais milho”, realizado no auditório do IFC Concórdia e com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, importante veículo de divulgação nacional para setor produtivo. Durante a tarde, diversos especialistas dividiram-se em paineis para discutir “Os caminhos para abastecimento de milho em Santa Catarina”.
Fórum foi aberto por Rogério Pacheco; Mário Lanznaster; Moacir Sopelsa, secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina; presidente do Canal Rural, Júlio Cargnino; ainda Neri Geller, secretário de política agrícola do Ministério da Agricultra, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com participação direta de Brasília.
“Produtor faz do agronegócio um ponto forte para crescimento catarinense. Já o poder público tem papel fundamental no apoio para o setor continuar crescendo no estado, por isso necessitamos intensificar nossos estudos para identificar quais melhores métodos para fortalecer o agronegócio e, consequentemente, apoiar toda cadeia produtiva para desenvolvimento de Santa Catarina”, observou o secretário estadual da Agricultura e da Pesca.
Segundo Cargnino a união entre as instituições catarinenses na troca de experiência pela busca de melhorias constantes é um diferencial em relação aos outros estados brasileiros. “Para o Canal Rural é motivo de honra pariticipar deste evento e levar essas reflexões para todo Brasil. A união vista aqui é exemplo para instituições de todos os setores produtivos”, justificou o presidente do Canal Rural.
Tecnoeste
Como visitação é aberta ao público durante as manhãs e tardes, a programação da 14ª edição do Tecnoeste segue até sexta-feira, dia 23. Participam expositores dos seguintes negócios: Avicultura, Suinocultura, Ovinocultura, Agricultura, Bovinocultura de Leite, Piscicultura, Bovinocultura de Corte, Horto Medicinal, Horticultura, Reflorestamento, Meio Ambiente, Exposição de Máquinas e Equipamentos e Agregação de Valores.
Confira a programação completa aqui no site do Tecnoeste.
Texto e fotos: Cecom IFC Reitoria
Rosiane Magalhães / Jornalista / JP 12.715/MG