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Produção Artesanal de Sabão: uma atividade interdisciplinar

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O curso Técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio apresenta, em sua matriz curricular, em média, para cada ano letivo, 19 componentes curriculares, além de, ao menos, 2 Práticas Orientadas. Integrar esses 21 componentes curriculares é um desafio instigante e necessário, uma vez que o desenvolvimento de atividades avaliativas pode ser otimizado quando vinculado a uma proposta interdisciplinar, evitando-se a sobrecarga de atividades para os discentes. Pensando nessa ótica, reuniram-se, em uma única atividade interdisciplinar intitulada “Produção Artesanal de Sabão”, três componentes curriculares do terceiro ano do Curso: Química (Professores Bruno Ribeiro Rabello e Sálvio Lima de Carvalho Neto), Gestão (Professora Adriana Maria Corrêa Riedi) e Português (Professoras Franciele da Silva Nascimento e Silvia Fernanda Souza Dalla Costa).

É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, o qual pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um plano de intervenção. Desse modo, configura-se um processo pedagógico privilegiado, em que o professor tem o papel explícito de intervir e provocar nos alunos avanços que não ocorreriam espontaneamente (BONATTO et al., p. 05, 2012).

No intuito de promover a interdisciplinaridade entre estes componentes curriculares, realizou-se um planejamento da atividade, que envolveu várias etapas, dentre elas, a produção dos sabões, o desenvolvimento mercadológico e a preparação da apresentação para a banca. O processo produtivo dos sabões foi realizado no laboratório de química acompanhado pelos professores da respectiva disciplina. A explicação sobre esse processo, ou seja, sobre as reações químicas ocorridas na junção dos ingredientes da fórmula, incluindo o apelo ambiental e sustentável pelo reúso do óleo residual de frituras, foi exigida posteriormente, durante a apresentação dos trabalhos para a banca avaliadora, composta por todos os professores envolvidos no projeto. O desenvolvimento mercadológico foi orientado e avaliado pela professora de Gestão a partir dos fundamentos de Marketing e dos 4 “P’s, incluindo o desenvolvimento do produto, embalagem, logomarca e slogan, bem como a segmentação, posicionamento, canais de distribuição, a análise dos custos e a determinação do preço de venda. A disciplina de Português avaliou a produção dos gêneros rótulos de embalagens e anúncio publicitário, ou seja, como os alunos promoveram o produto para convencer o consumidor, incluindo a análise do desempenho oral, de acordo com a variedade formal da língua, na defesa dos trabalhos.

Essa atividade foi desenvolvida no transcorrer dos três componentes curriculares, durante os quais os grupos de trabalho puderam receber orientações dos professores responsáveis pelas disciplinas específicas. Na segunda quinzena de novembro, aconteceram as apresentações e defesa dos produtos elaborados pelos grupos de alunos. Concluídas as defesas, os professores diretamente envolvidos elegeram oito (08) trabalhos, dentre os desenvolvidos, como sendo os que melhor atendiam aos critérios considerados na avaliação: Blue Sea; Eco Caseiro; G.A. Sabões; Golden Bubble; I Love Organic; Lita; Plus Soap e Rebuar. Em seguida, foi organizada uma votação, aberta a toda a comunidade escolar, para que fossem eleitos os melhores trabalhos. Cada avaliador pôde votar em até três trabalhos, sendo que, ao todo, foram 117 participantes. Na 1ª colocação, ficou o sabão “Blue Sea” com 73,5% dos votos; na 2ª colocação, o sabão “Plus Soap”, com 50,4%, e, na 3ª colocação, o sabão “I Love Organic”, com 49,6% dos votos.

O sucesso final do trabalho proposto só foi possível devido, primeiramente, ao desejo dos professores em juntos pensarem e desenvolverem uma atividade que fizesse sentido aos alunos e para que também cada professor pudesse contribuir com seu olhar, integrando e aplicando os conhecimentos específicos de suas áreas. Além disso, contou-se com o envolvimento, a dedicação e a preocupação dos alunos em fazer um trabalho de excelência. Certos de que gradativamente poder-se-á desenvolver know-how a respeito de atividades interdisciplinares, pretende-se replicá-la a turmas futuras, inclusive integrando outros componentes curriculares.

BONATTO, A.; BARROS, C.R.; GEMELI, R.A.; LOPES, T.B.; FISON, M.D.; Interdisciplinaridade no ambiente escolar. IX ANPED Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Caxias do Sul, 2012.