Notícias

Xeque-Arte: a arte da escultura e o xadrez marcando presença na Semana da Biblioteca do Campus Concórdia.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, na Biblioteca do Campus Concórdia, vem acontecendo o Xeque-Arte: uma iniciativa em parceria com a disciplina de Arte, lecionada nos primeiros anos dos nos cursos técnicos integrados de nível médio, e a Semana da Biblioteca do IFC – Campus Concórdia.

O Xeque-Arte propôs-se a desenvolver habilidades relacionadas à elaboração de escultura, linguagem das artes visuais, desafiando os alunos a criarem peças de um jogo de xadrez de grandes proporções inspirados em artistas de vanguardas e contemporâneos.

Os artistas Frida Kahlo, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Pablo Picasso, Salvador Dalí e Piet Mondrian foram os escolhidos como inspiração para a criação das seis coleções, cada um representando uma turma de alunos. Compreender os movimentos artísticos, sua estética e influências permitiu aos alunos desenvolverem propostas de forma colaborativa, criando conjuntos de peças de xadrez, sem esquecer sua função prática. Além da pesquisa realizada inicialmente, o projeto envolve conhecimentos de matemática, desenho técnico, materiais, e educação física, entre outros.

As formas geométricas de Mondrian deram personalidade a cavalos, bispos e torres; animais pintados por Kahlo deram forma a peões; torres inspiradas nas latas de sopa Campbell, além de rei e rainha na pele de Elvis e Marilyn de Warhol, foram algumas das soluções encontradas.

As peças estão sendo utilizadas de forma recreativa pelas turmas, praticando o xadrez de um jeito bastante criativo. Alunos das turmas 1C, do curso técnico em Agropecuária, e 1E, do curso técnico em Alimentos, inauguraram o grande tabuleiro instalado no segundo piso da biblioteca do campus.

As partidas entre as turmas continuam acontecendo como parte da programação da Semana da Biblioteca e como uma demonstração das oportunidades encontradas para o desenvolvimento de projetos integrados e interdisciplinares, motivando os alunos na construção de conhecimentos.